Ato solene pelo centenário do Grupão

Na última sexta-feira (26) a Câmara Municipal de Boituva realizou ato solene por conta do centenário da escola Coronel José Campos de Arruda Botelho - o Grupão.

Por iniciativa do Presidente da Câmara, vereador Joelmir Pereira Camargo - Uca, foram entregues pelas vereadoras Irani Marson, Pastora Sandra Alves, Cecília Pacheco e pelo vereador Antônio Neto, uma Moção de Aplausos a professores e servidores da escola. O ato ainda homenageou antigos educadores do Grupão e lembrou da relevância de suas atuações em favor da educação no município.

A diretora Walkiria Melaré e educadores foram representantes da unidade escolar na solenidade que também teve a presença da vice prefeita Dra. Ana Paula Peres e da secretária municipal de Educação, Sueli Húngaro.

GRUPÃO

No ano de 1920, João Domingos Barretos e sua esposa doam um terreno para que nele fosse construído uma escola para abrigar um grupo escolar, visto o crescimento da demanda, porém antes da construção derradeira, o grupo escolar funcionou por 35 anos na Rua Dr. Fernando Costa em casa cedida pela Família Vercelino para este fim.

Em 15/12/1920, a escola foi instalada e começava suas atividades em sua atual sede na Rua São João.

Com nome de “Escolas Reunidas de Boituva”, funcionava na época com 06 classes de 1ª à 4ª séries, no período das 11:00 às 16:00 horas, ainda subordinada ao 83º Distrito Escolar de Porto Feliz.

Posteriormente, pelo decreto nº. 5.335/32, passou a chamar-se Grupo Escolar de Boituva.

Em 15/01/47 teve a sua denominação mudada para Grupo Escolar “Cel. José Campos de Arruda Botelho” em homenagem ao benfeitor que gentilmente cedeu o espaço para o início de seu funcionamento.

Finalmente, por resolução SE de 23, publicado em 24/01/76, a escola passou a denominar-se EEPG. “Cel. José Campos de Arruda Botelho”, quando então, passou a ministrar o ensino de 1ª à 8ª série do 1º Grau.

Por Resolução SE 49, publicado em 24/02/90, foi autorizada a instalação e funcionamento do Curso de Suplência II, passando a escola a ministrar e ensino supletivo de 1º grau.

Através da resolução SE 36/95, de 15/02/95, publicada a 16/02/95, foi transformada em EEPSG, com instalação de Ensino de 2º Grau nos termos do Inciso III, Artigo 7º da Deliberação CEE 29/82.

Conforme Resolução SE 37/96, de 24/04/94, publicada no D.O.E. de 25/04/96, a escola foi reestruturada, transformando-se em EEPG.“Cel. José Campos de Arruda Botelho”.

Em virtude de municipalização do ensino dada conforme Lei 3535 de 29 de março de 1.997, passou a denominar-se EMEF “Coronel José Campos de Arruda Botelho”.

Com educadores sempre lembrados por sua contribuição a formação escolar de inúmeras gerações de boituvenses como os já saudosos Cezidio Primo e José da Conceição Holtz - Zelito, o Grupão tem mantido sua função de ser base de transformação e conhecimento, seja através do ensino fundamental passando pela formação de jovens e adultos (EJA) e também sendo sede de formação superior por meio da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Publicado em: 02/12/2021 14:17:52