Projeto de lei que permite doulas em maternidades é aprovado pela Câmara de Boituva

Doula é uma assistente de parto, é a pessoa que dá suporte físico e emocional para a grávida em toda a gestação. Uma doula não pode dar diagnósticos e nem fazer procedimentos restritos aos profissionais de saúde, mesmo se ela tiver formação na área

A Câmara de Boituva aprovou nesta segunda-feira (07), o Projeto de Lei 10/2019, de autoria do vereador Tiago de Castro Souza (PV), que visa permitir a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitada pela parturiente.

Pelo texto, maternidades, casas de parto e hospitais da rede pública e privada do município ficam obrigados a permitir a presença dessas profissionais durante todo o período de trabalho de parto, incluíndo aí o pós-parto imediato.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, a CBO, as doulas são acompanhantes com certificação que prestam serviço durante o "ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e do bem-estar da gestante".

De acordo com Tiago, além de contribuir para a redução do número de cesáreas, o procedimento facilita a amamentação e ajuda a diminuir casos de depressão pós-parto.

Aprovado por unanimidade pelos vereadores, o projeto segue agora para a sanção do Executivo.

Publicado em: 08/10/2019 15:35:57