Notícias



Câmara de Vereadores cassa mandato do prefeito de Boituva

Fernando Lopes da Silva (PSDB) foi denunciado por irregularidades no serviço de coleta de lixo. Logo após a decisão, a vice-prefeita Maria Nazaré da Guia Azevedo (PRB) assumiu o cargo.
Visualize fotos

O prefeito Fernando Lopes da Silva (PSDB) teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores de Boituva, nas primeiras horas desta quarta-feira (20). Após a votação, a vice Maria Nasaré da Guia Azevedo (PRB) tomou posse como prefeita.

A Comissão Processante n° 02/2018 presidida pelo vereador Uca investigou o contrato com a empresa A.Fernandez que foi contratada de forma emergencial para fazer o serviço de coleta de lixo na cidade. O relatório de autoria do vereador Martins apontou que o Chefe do Poder Executivo teria sido responsável por prejuízos aos cofres públicos por causa da dispensa indevida de licitação, do direcionamento para contratação da empresa, da quebra de ordem cronológica de pagamentos, falta de fiscalização contratual e descumprimento de regras financeiras.

Julgamento em duas etapas

O julgamento teve início no dia (19) às 18 horas. Com mais de sete horas de sessão, a Mesa Diretora suspendeu os trabalhos convocando o prosseguimento da sessão para o dia seguinte no mesmo horário.

Ao iniciar os trabalhos, o Presidente da Câmara, vereador Pedrinho Gás deu conhecimento ao plenário do recebimento de requerimento protocolado na Câmara questionando a participação do vereador Zé Carlos (PDT) por ele ser pai de Carlos Rodolfo de Araújo Cruz, chefe de conservação de logradouros e limpeza pública, em um cargo comissionado na prefeitura e fiscal do contrato com a empresa. Para o lugar de Zé Carlos, foi convocado o seu suplente, Ércio Pinto (PP).

Votação

A votação foi separada em cinco partes sendo que em quatro o resultado foi de 9 votos pela cassação e 4 contrários e na última o placar ficou com 10 votos pela cassação contra 3 contrários.

Ao fim de cada votação, o presidente da Câmara anunciou o afastamento “em caráter definitivo” do prefeito.

Os vereadores Adilson Eletricista (PTB), Cida do Orley (Rede) e Haroldo do Recanto (PSDB) inocentaram o Prefeito nas cinco votações,Nei Bom (PSD) em quatro.

Os votos pela condenação nas cinco votações foram de Ércio Motorista (PP), Martins (Podemos), Prof. Uca (PPS), Dr. Hernando Aquino (PV), Nelson da Farmácia (DEM), Rodrigo Calzzetta (PCdoB), Tiago Castro (PV), Val Marcusso (PRP) e Pedrinho Gás (PROS).

 

Posse da nova Prefeita

Após o fim da sessão como manda a lei, foi empossada pelo Presidente da Câmara Municipal de Boituva, Pedrinho Gás, a Dra. Maria Nasaré da Guia Azevedo.

Em discurso, a nova prefeita pediu o apoio de todos os vereadores e da população declarando estar aberto as portas de seu gabinete para todos que desejam contribuir para o desenvolvimento da cidade.

 

 

 




Publicado em: 20 de fevereiro de 2019

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Lei sobre o uso de sacolas plásticas biodegradáveis para reciclagem em supermercados é aprovada

19 de junho de 2019

A Câmara Municipal de Boituva aprovou na sessão de 17 de junho o Projeto de Lei nº 7/2019 que dispõe sobre a obrigatoriedade da oferta de sacolas padronizadas para o uso na separação de reciclados...

Leia Mais

Lei das Hortas é aprovada

18 de junho de 2019

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira (17), foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do vereador Tiago Castro que institui o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Compo...

Leia Mais

Aprovada a Lei que prevê primeiros socorros nas escolas

18 de junho de 2019

Na sessão desta segunda (17) a Câmara Municipal de Boituva aprovou por unanimidade a chamada ‘Lei Lucas’, que prevê a obrigatoriedade de cursos de primeiros socorros para professores e servidores q...

Leia Mais

Aprovado a Lei do IPTU AZUL

18 de junho de 2019

A Câmara Municipal de Boituva aprovou na sessão de segunda-feira (17), o Projeto de Lei Complementar nº 4/2019 de autoria do vereador Val Marcusso que institui o Programa IPTU AZUL. A medida prete...

Leia Mais

Comissão Especial de Inquérito sobre a intervenção no Hospital finaliza seus trabalhos

18 de junho de 2019

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta para investigar a intervenção ocorrida no Hospital São Luiz finalizou seus trabalhos com a leitura do relatório feita pelo vereador Joelmir Pereira Cam...

Leia Mais

Audiência Pública sobre empréstimo

18 de junho de 2019

A Câmara decidiu fazer uma audiência pública para discutir o pedido do governo Fernando (PSDB) de emprestar 2 milhões e 200 mil do Banco do Brasil.   O Governo Municipal apresentou na sessão de o...

Leia Mais