×



Câmara de Vereadores cassa mandato do prefeito de Boituva

Fernando Lopes da Silva (PSDB) foi denunciado por irregularidades no serviço de coleta de lixo. Logo após a decisão, a vice-prefeita Maria Nazaré da Guia Azevedo (PRB) assumiu o cargo.

O prefeito Fernando Lopes da Silva (PSDB) teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores de Boituva, nas primeiras horas desta quarta-feira (20). Após a votação, a vice Maria Nasaré da Guia Azevedo (PRB) tomou posse como prefeita.

A Comissão Processante n° 02/2018 presidida pelo vereador Uca investigou o contrato com a empresa A.Fernandez que foi contratada de forma emergencial para fazer o serviço de coleta de lixo na cidade. O relatório de autoria do vereador Martins apontou que o Chefe do Poder Executivo teria sido responsável por prejuízos aos cofres públicos por causa da dispensa indevida de licitação, do direcionamento para contratação da empresa, da quebra de ordem cronológica de pagamentos, falta de fiscalização contratual e descumprimento de regras financeiras.

Julgamento em duas etapas

O julgamento teve início no dia (19) às 18 horas. Com mais de sete horas de sessão, a Mesa Diretora suspendeu os trabalhos convocando o prosseguimento da sessão para o dia seguinte no mesmo horário.

Ao iniciar os trabalhos, o Presidente da Câmara, vereador Pedrinho Gás deu conhecimento ao plenário do recebimento de requerimento protocolado na Câmara questionando a participação do vereador Zé Carlos (PDT) por ele ser pai de Carlos Rodolfo de Araújo Cruz, chefe de conservação de logradouros e limpeza pública, em um cargo comissionado na prefeitura e fiscal do contrato com a empresa. Para o lugar de Zé Carlos, foi convocado o seu suplente, Ércio Pinto (PP).

Votação

A votação foi separada em cinco partes sendo que em quatro o resultado foi de 9 votos pela cassação e 4 contrários e na última o placar ficou com 10 votos pela cassação contra 3 contrários.

Ao fim de cada votação, o presidente da Câmara anunciou o afastamento “em caráter definitivo” do prefeito.

Os vereadores Adilson Eletricista (PTB), Cida do Orley (Rede) e Haroldo do Recanto (PSDB) inocentaram o Prefeito nas cinco votações,Nei Bom (PSD) em quatro.

Os votos pela condenação nas cinco votações foram de Ércio Motorista (PP), Martins (Podemos), Prof. Uca (PPS), Dr. Hernando Aquino (PV), Nelson da Farmácia (DEM), Rodrigo Calzzetta (PCdoB), Tiago Castro (PV), Val Marcusso (PRP) e Pedrinho Gás (PROS).

 

Posse da nova Prefeita

Após o fim da sessão como manda a lei, foi empossada pelo Presidente da Câmara Municipal de Boituva, Pedrinho Gás, a Dra. Maria Nasaré da Guia Azevedo.

Em discurso, a nova prefeita pediu o apoio de todos os vereadores e da população declarando estar aberto as portas de seu gabinete para todos que desejam contribuir para o desenvolvimento da cidade.

 

 

 




Publicado em: 20 de fevereiro de 2019

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


23 de abril de 2024

Melhoria no atendimento de saúde e infraestrutura de escolas

MELHORIA NO ATENDIMENTO DE SAÚDE E INFRAESTRUTURA DE ESCOLAS | o vereador presidente Anderson Martins falou sobre propostas de ampliação do atendimento ao paciente com dengue.Anderson registrou a importância do acolhimento dos pedidos para extensão do horário de atendimento na UBS de referência ao tratamento da doença.O parlamentar reforçou o compromisso em relação ao estabelecimento de um padrão para a assistem saúde.Ainda...

23 de abril de 2024

Convênio com clínicas terapêuticas e proteção das crianças com TEA

CONVÊNIO COM CLÍNICAS TERAPÊUTICAS E PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS COM TEA | a vereadora Cecília Pacheco apresentou nesta segunda-feira (22), cobranças ao Poder Executivo em relação aos convênios com clínicas terapêuticas.Na visão da vereadora, é preciso ampliar as ofertas de vagas nestes estabelecimentos, dedicados ao tratamento de dependentes químicos.Cecília ainda também voltou a cobrar o cumprimento da Lei que dispõe sobre a mk...

23 de abril de 2024

Educação e funcionalismo

EDUCAÇÃO E FUNCIONALISMO | o vereador Uca apresentou na sessão desta segunda-feira (22), proposituras relacionadas ao funcionalismo público, em especial, relacionadas aos profissionais da educação.Uca quer saber do Poder Executivo Municipal, qual é a possibilidade de ser estudada a viabilidade de contemplar aos Profissionais da Educação o período de recreio, como horas trabalhadas.O vereador defende que já existe jurisprudê...

23 de abril de 2024

Piso da enfermagem no São Luiz e zeladoria urbana

PISO DA ENFERMAGEM NO SÃO LUIZ E ZELADORIA URBANA | o vereador Lucas Mateos apresentou nesta segunda-feira (22), requerimento cobrando informações da Secretaria Municipal de Saúde, acerca do pagamento do Piso Salarial da Enfermagem.Lucas pediu que a pasta informe, qual é a previsão para o repasse para o Hospital São Luiz, da diferença relacionada ao cumprimento da legislação federal.Na sessão, o vereador também cobrou a rea...