CÂMARA ESTUDA FORMAS DE REFORÇAR FISCALIZAÇÃO DE ESCAPAMENTOS ABERTOS EM MOTOS
A Câmara Municipal de Boituva estuda novas formas de contribuir para o reforço da fiscalização de motos com escapamentos abertos no município. A iniciativa busca apoiar o trabalho das forças de segurança e reduzir o excesso de ruídos que afeta diversos bairros.
O tema já vem sendo discutido por diferentes vereadores. O vereador Nelson Maciel de Góes (Nelson da Farmácia) apresentou cobranças anteriores sobre ações mais firmes contra escapamentos irregulares, reforçando a necessidade de atuação conjunta entre Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e agentes de trânsito.
Recentemente, o vereador Lucas Mateos também passou a participar das discussões, considerando que o debate sobre fiscalização ganhou novos elementos após a publicação de resolução do CONTRAN, órgão federal que estabelece normas de trânsito. A resolução, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2026, cria regras específicas para bicicletas elétricas e modelos semelhantes — tema que tem sido pauta de reuniões promovidas pelo vereador.
Embora o foco principal seja a regulamentação federal para esses novos veículos, os parlamentares entendem que o mesmo arcabouço legal pode fortalecer ações locais, especialmente no combate ao uso de escapamentos abertos em motocicletas, infração que gera incômodo e insegurança à população.
Mesmo já existindo legislação sobre o tema, em muitas cidades o problema ainda persiste.
Além de cobrar autoridades do estado e seus próprios agentes, os parlamentares estudam modelos de outros municípios que complementam o cerco ao problema dos escapamentos adulterados.

Google Imagens