A repercussão dos valores do IPTU 2026 mobilizou contribuintes e autoridades locais nos últimos dias, levando Câmara Municipal e Prefeitura a intensificarem tratativas institucionais para análise dos critérios adotados no lançamento do imposto.
Diante dos relatos apresentados pela população, vereadores da Câmara Municipal de Boituva encaminharam as demandas ao Poder Executivo e mantiveram contato ao longo de todo o final de semana, buscando uma solução emergencial até que as distorções apontadas sejam corrigidas e critérios técnicos mais precisos sejam definidos.
Após avaliação realizada pela equipe técnica do Executivo, foi anunciado pelo Chefe do Poder Executivo neste domingo (18), a suspensão temporária da entrega dos carnês, da emissão das guias e da cobrança do IPTU 2026, para reavaliação dos dados utilizados no lançamento do imposto.
A Câmara Municipal de Boituva reconhece que a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), é necessária diante das exigências legais e da defasagem histórica do instrumento, mas entende que os impactos econômicos precisam ser mitigados, com ajustes e critérios que reduzam efeitos excessivos ao contribuinte.
Há expectativa de que uma nova reunião ocorra nesta segunda-feira (19) entre representantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, para tratar de novos detalhes sobre a reavaliação em andamento e os critérios que deverão orientar o lançamento corrigido do imposto.
Com a retomada das sessões ordinárias no dia (26), o tema deverá voltar a ser discutido em plenário, especialmente no que se refere à apuração de eventuais falhas administrativas e às medidas adotadas para correção das distorções.
Novas informações deverão ser divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura e da Câmara, que devem ser acompanhados pela população.
Categoria: Notícias da Câmara
Publicado em: 19/01/2026 00:03:07