Notícias

CÂMARA DE BOITUVA ABRE CEI PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS NO HOSPITAL SÃO LUIZ



Visualize fotos

CÂMARA DE BOITUVA ABRE CEI PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS NO HOSPITAL SÃO LUIZ
 
Na sessão da última segunda-feira (26), a Câmara Municipal de Boituva aprovou a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar fatos relacionados à aplicação de recursos públicos no Hospital São Luiz, administrado pela Fundação Luiz João Labronici.
 
A CEI é um instrumento previsto no artigo 46 do Regimento Interno da Câmara Municipal, destinado à apuração de fato determinado e por prazo certo. O requerimento de criação foi apresentado pela vereadora Laís Gianotti, que assumiu a presidência da comissão.
 
FATO DETERMINADO DA INVESTIGAÇÃO
 
Conforme definido no requerimento aprovado em plenário, a CEI foi instaurada para apurar os seguintes fatos:
 
• pagamento de cirurgia particular com recursos públicos, identificado por nota fiscal apresentada na prestação de contas ao Conselho Municipal de Saúde;
• denúncias de recusa de transferência de pacientes, mesmo diante de informações sobre disponibilidade de leitos no Hospital São Luiz;
• indícios de remuneração de profissionais médicos e da área da saúde com recursos públicos, enquanto prestariam simultaneamente atendimentos particulares e por convênios privados;
• denúncias de descumprimento do pacote de cirurgias firmado entre a Prefeitura Municipal de Boituva e a Fundação Luiz João Labronici.
 
COMPOSIÇÃO DA CEI
 
Além da presidente, a comissão é composta pelos vereadores Thiago do Décio, Neto Frios, Jair Miranda e Márcio da Farmácia, definidos por sorteio em plenário.
 
Durante o sorteio, chegaram a ser indicados os vereadores Hernando Mauro Diógenes de Aquino e Nelson da Farmácia, que declararam impedimento e declinaram da participação. O vereador Hernando Aquino alegou impedimento por motivos profissionais, por prestar serviços à instituição objeto da investigação. Já o vereador Nelson da Farmácia informou impedimento em razão de vínculo familiar de seu assessor com profissional que integrou o quadro do hospital.
 
A vereadora Maria Cecília Pacheco também não subscreveu o requerimento, alegando falta de tempo hábil para análise da matéria. Da mesma forma, não assinaram o pedido de abertura da CEI os vereadores Hernando Mauro Diógenes de Aquino e Nelson da Farmácia, em razão dos impedimentos declarados durante o sorteio.
 
ANDAMENTO DOS TRABALHOS
 
Nos próximos dias, os membros da CEI deverão se reunir para definir a relatoria, a organização interna da comissão e a elaboração do plano de trabalho. A comissão terá prazo inicial de 90 dias para condução das investigações, podendo convocar gestores, requisitar documentos, ouvir depoimentos e realizar diligências necessárias ao esclarecimento dos fatos.




Categoria: Notícias da Câmara

Publicado em: 27/01/2026 13:29:28