NOVA ESCOLA É INAUGURADA NO BAIRRO SÃO ROQUE E COMPROVA O SUCESSO DE LEI APROVADA PELA CÂMARA
Foi inaugurada nesta quarta-feira (11) uma nova unidade de ensino no município de Boituva. Localizada no bairro São Roque, a escola recebeu o nome da saudosa professora Bernardete Silva Nogueira, em reconhecimento à sua dedicação à educação e aos relevantes serviços prestados à comunidade.
Com capacidade para atender 240 alunos de 4 a 5 anos, o novo espaço amplia a oferta de vagas na rede municipal e fortalece o atendimento às famílias da região, acompanhando o crescimento do bairro e a expansão urbana local.
A construção da unidade representa um marco na relação entre o Poder Público e a iniciativa privada. A obra foi viabilizada integralmente por meio de Lei Municipal aprovada pela Câmara, que estabelece a compensação obrigatória de loteadores responsáveis por novos empreendimentos, garantindo investimentos diretos em infraestrutura nas áreas onde se instalam.
Entre as possibilidades previstas na legislação estão a construção de escolas, creches, praças esportivas, unidades de saúde, avenidas, pontes e outros equipamentos públicos. Considerada visionária à época de sua discussão, a lei demandou tempo para apresentar seus primeiros resultados e, hoje, comprova ser uma política pública eficiente, moderna e alinhada ao crescimento planejado da cidade.
A unidade foi construída pela empresa Urba, loteadora do bairro Jardim São Roque, sem custos para o município, representando economia aos cofres públicos e eficiência na aplicação dos instrumentos urbanísticos previstos em lei.
A proposta da legislação foi apresentada pelos então vereadores Tiago de Castro Souza e o já saudoso Val Marcusso. Desde sua aprovação, o texto tornou-se referência regional e tem sido objeto de visitas de parlamentares de outros municípios à Câmara Municipal para conhecer o modelo adotado em Boituva.
Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Edson Marcusso, o vice-prefeito Uca, a secretária municipal de Educação Ana Paula Palagi, a presidente do Fundo Social Professora Nazaré Marcusso e, pelo Legislativo, o presidente Lucas Mateos, além das vereadoras Laís Gianotti, Cecília Pacheco e os vereadores Haroldo Barbosa, Jair Miranda, Dr. Hernando e Neto Frios. O assessor Jeferson Lima, representou o vereador Jonatas Alves no ato.
Com o êxito da parceria possibilitada pela legislação, a intenção do Poder Público é ampliar esse modelo, consolidando novas compensações urbanísticas que resultem na construção de mais próprios municipais e na expansão da infraestrutura em benefício direto da população.

Kenzo Yoshihisa e Gabinete da Vereadora Cecília Pacheco.