×



Conselho de Turismo apresenta na Câmara projetos para o setor



 

Os membros do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo estiveram reunidos na manha desta sexta-feira (15) na Câmara Municipal de Boituva para discutir os projetos que estão sendo trabalhados dentro do setor.

O Presidente da Câmara, vereador Pedrinho Gás participou da reunião que também teve a presença do vereador Adilson Eletricista e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Romeu Vichier além pessoas da comunidade.

Segundo Pedrinho, é importante que as diferenças sejam colocadas de lado quando se trata de bons projetos para a cidade.

O vereador comentou que é nítido a capacidade que o turismo tem de gerar emprego e renda e elogiou os trabalhos do Comtur.

“Em 2015 lutamos para que a reativação do conselho saísse do papel e hoje vemos bons cidadãos, lutando lado a lado do poder público para desenvolver bons projetos, esse é o caminho para as coisas acontecerem” finaliza Pedrinho.

O Conselho é formado por munícipes e não tem remuneração. As verbas para as obras de turismo estão sendo destinadas pelo Governo do Estado e só podem ser aplicadas neste setor.

 

TREM TURÍSTICO, CICLOVIAS E ABERTURA DE RUA AO LADO DA ESTAÇÃO DE TREM

Foram apresentados aos participantes da reunião, projetos como a nova ciclovia que ligará o início da Avenida dos Trabalhadores na ponta que fica próxima a entrada do Loteamento Vitassay e que irá até as proximidades do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – IFSP e para a revitalização da Estação Ferroviária que faz parte da adequação do local para o recebimento do Trem Turístico, de um pequeno museu que pretende reunir um acervo sobre a Estação de Ferro Sorocabana e que fará parte da integração que a municipalidade pretende fazer com o novo CEMEL através de uma ciclovia que irá até o Loteamento Céu Azul, próximo dos Conjuntos Vida Nova (Minha Casa Minha Vida)  e da abertura de uma rua nas margens da ferrovia para desafogar o trânsito da Rua Coronel Eugênio Motta.

A revitalização da estação tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2020 e contará com uma verba estadual no valor de 993 mil.

 

PEDALINHOS, PRAÇA DOS CACHORROS E CONCHA ACÚSTICA

 

Também foi apresentado o projeto do Novo Parque Ecológico. Melhorias na acessibilidade do parque e do acolhimento de animais além de obras no entorno como a instalação de pedalinhos e a abertura de uma área para que cães possam passear livremente, a chamada Praça dos Cães.

As obras do entorno já têm a aprovação de uma verba estadual no valor de 379 mil da primeira etapa e aguarda parecer final do Governo do Estado para avançar as próximas etapas.

 

MUSEU DO TROPEIRO

 

Entre as mudanças dentro do Parque Ecológico, está sendo pretendida uma parceria com o Museu do Tropeiro para que seja cedido um dos espaços para a exibição do acervo que conta a história de um pedaço importante no desenvolvimento das cidades da região.




Publicado em: 15 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


21 de novembro de 2025

PARCERIAS PARA FORTALECER A SAÚDE EM BOITUVA

PARCERIAS PARA FORTALECER A SAÚDE EM BOITUVA   Na última semana, o vereador Márcio da Farmácia protocolou um requerimento à Reitoria da UNESP, buscando aproximar Boituva de uma das principais universidades públicas do estado. O objetivo é apresentar o potencial do município, suas necessidades e abrir portas para iniciativas de cooperação que possam ampliar e qualificar o atendimento em saúde.   A articulação p...

21 de novembro de 2025

O DESAFIO HÍDRICO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO

O DESAFIO HÍDRICO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO   Boituva depende quase totalmente do rio Sarapuí, já pressionado pela estiagem e pelo uso conjunto com Iperó e Tatuí.   Quando o manancial não atende a demanda, a empresa de abastecimento pode recorrer ao rio Sorocaba, cuja qualidade exige mais produtos químicos, eleva custos e pode alterar a coloração, odor e sabor da água.   Com o clim...

21 de novembro de 2025

GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRA EM DEBATE NO MUNICÍPIO

GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRA EM DEBATE NO MUNICÍPIO   A gestão dos resíduos da construção civil tem estado na pauta em Boituva. Atualmente, o município não conta com um local específico para receber esse tipo de material, e também não existe estrutura pública ou privada dedicada ao reaproveitamento desses resíduos.   Sem um ponto adequado, parte do entulho acaba sendo descartada em áreas verdes...

20 de novembro de 2025

68 ANOS DEPOIS

68 ANOS DEPOIS   O cruzamento das avenidas Joaquim Trujillo e Zélia de Lima Rosa é hoje um dos principais corredores comerciais da cidade, movimentado, moderno e cheio de vida. Mas, em 1957, a paisagem era bem diferente.   A foto daquele ano foi registrada exatamente do ponto onde hoje está o Colégio Anglo. À esquerda ficava o espaço onde atualmente funciona o IFSP, mostrando claramente o contraste entre o pa...