Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (02),o projeto de lei nº 23/2019 que institui o programa de prevenção ao suicídio na rede municipal de educação de Boituva, e dá outras providências.
A matéria, de autoria de Martins (Podemos), tem o objetivo de realizar atividades que promovam a valorização da vida, como debates, palestras, seminários, audiências públicas, entre outras ações voltadas à prevenção do suicídio.
O suicídio é um problema de saúde pública que vem crescendo no Brasil e no mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O tema costuma ser cercado de tabu, sendo que as pessoas costumam fugir do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, que demonstra ser necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.
Setembro Amarelo
Criada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha do Setembro Amarelo está vinculada ao dia 10 de setembro no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Diversos estudos apontam que mais de 90% das mortes por suicídio estão associadas a um transtorno psiquiátrico. Visando contribuir para a redução desses números alarmantes, o Setembro Amarelo busca conscientizar a população acerca da importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, o que traria um impacto direto na redução das mortes por suicídio.
Algumas medidas eficazes para a prevenção já são evidenciadas em pesquisas internacionais, como o treinamento de médicos para identificar e tratar corretamente episódios de depressão, a restrição ao acesso a meios letais (armas de fogo, venenos, medicações potencialmente letais, acesso a locais de onde o indivíduo pode se jogar) e o tratamento/acompanhamento de paciente após alta hospitalar de internação ou atendimento em posto de saúde devido a tentativa de suicídio.
Publicado em: 03 de dezembro de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
12 de novembro de 2025
CÂMARA SUSPENDE APRESENTAÇÕES CULTURAIS EM SEUS EVENTOS OFICIAIS A Câmara Municipal de Boituva decidiu suspender, por tempo indeterminado, as apresentações artísticas, musicais e culturais realizadas durante sessões e atos solenes do Legislativo. A medida, adotada pela Mesa Diretora, tem caráter preventivo e administrativo e busca preservar a harmonia institucional, o respeito à diversidade e o bom andamento das ati...
12 de novembro de 2025
📅 AGENDA - Participe das audiências públicas e reuniões do mês de novembro na #CâmaraBoituva
11 de novembro de 2025
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO CAENA “PROFESSORA DALVA SARTORELLI”Na última semana, foi realizada uma ação de atendimento odontológico no CAENA “Professora Antônia Dalva Sartorelli Labronici”. A iniciativa, acompanhada pelo vereador Nelson da Farmácia, atendeu 190 alunos da unidade e integrou o programa de atendimento odontológico móvel da Secretaria Municipal de Saúde.Os procedimentos foram conduzidos pela dentista Dra. Isabe...
11 de novembro de 2025
TCE-SP EMITE PARECER FAVORÁVEL ÀS CONTAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE BOITUVA REFERENTES A 2024O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) emitiu parecer favorável, com recomendações e determinações, às contas da Câmara Municipal de Boituva relativas ao exercício de 2024.O processo, registrado sob o número TC-005033.989.24-5, teve como presidente da Câmara à época o vereador Anderson Davi Nogueira Martins e foi analisado...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.11 | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.11