×



Câmara aprova projeto que institui Campanha de Prevenção ao Suicídio



Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (02),o projeto de lei nº 23/2019 que institui o programa de prevenção ao suicídio na rede municipal de educação de Boituva, e dá outras providências.

A matéria, de autoria de Martins (Podemos), tem o objetivo de realizar atividades que promovam a valorização da vida, como debates, palestras, seminários, audiências públicas, entre outras ações voltadas à prevenção do suicídio.

O suicídio é um problema de saúde pública que vem crescendo no Brasil e no mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O tema costuma ser cercado de tabu, sendo que as pessoas costumam fugir do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, que demonstra ser necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Setembro Amarelo

Criada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha do Setembro Amarelo está vinculada ao dia 10 de setembro no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Diversos estudos apontam que mais de 90% das mortes por suicídio estão associadas a um transtorno psiquiátrico. Visando contribuir para a redução desses números alarmantes, o Setembro Amarelo busca conscientizar a população acerca da importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, o que traria um impacto direto na redução das mortes por suicídio.

Algumas medidas eficazes para a prevenção já são evidenciadas em pesquisas internacionais, como o treinamento de médicos para identificar e tratar corretamente episódios de depressão, a restrição ao acesso a meios letais (armas de fogo, venenos, medicações potencialmente letais, acesso a locais de onde o indivíduo pode se jogar) e o tratamento/acompanhamento de paciente após alta hospitalar de internação ou atendimento em posto de saúde devido a tentativa de suicídio.




Publicado em: 03 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


27 de dezembro de 2025

NATAL SOLIDÁRIO 2025 COMEÇA COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL E AÇÕES SOLIDÁRIAS EM BOITUVA

  Teve início nesta quinta-feira (18) o Natal Solidário 2025, realizado pela Prefeitura Municipal de Boituva, por meio de suas secretarias, com coordenação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento acontece no Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti”, reunindo programação cultural, atividades para o público infantil e ações solidárias.   O espaço foi definido considerando conforto climático, seguranç...

27 de dezembro de 2025

PIB PER CAPITA FICA ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (19) os dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros referentes a 2023, e Boituva aparece em posição de destaque no cenário nacional. O município registrou PIB per capita de R$ 73.249,13, valor significativamente superior à média do Brasil, que foi de R$ 53.886,67.   Com esse resultado, Boituva alcançou a 600ª c...

27 de dezembro de 2025

ALESP APROVA PROJETO SOBRE SEPULTAMENTO DE PETS EM JAZIGOS FAMILIARES

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na terça-feira (16), um projeto de lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos pertencentes a seus tutores ou familiares em todo o estado.   A proposta reconhece o vínculo afetivo entre humanos e animais de estimação e estabelece que a prática deverá respeitar as normas sanitárias e ambientais vigentes. O texto determina ainda que as regras es...

18 de dezembro de 2025

MEMÓRIAS CÂMARA

MEMÓRIAS CÂMARA   Assembleia Constituinte   A Assembleia Constituinte Municipal de Boituva foi instalada em 13 de novembro de 1989, na Câmara Municipal, com a finalidade de elaborar a Lei Orgânica do Município, conforme previsto pela Constituição Federal de 1988, que garantiu maior autonomia aos municípios brasileiros.   A Lei Orgânica é o principal instrumento jurídico do município, funcionando como a “Cons...