×



Saúde



O vereador Tiago Castro (PV) conseguiu a aprovação do plenário da Câmara de Vereadores de Boituva na sessão de segunda-feira (28) de duas matérias de sua autoria que versam sobre os direitos dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De forma unanime, os vereadores aprovaram o projeto de Lei nº 31/2019 que cria o Programa de Capacitação sobre o Autismo para educadores da rede pública e privada do Município de Boituva.

O plenário também aprovou o projeto de Lei nº 32/2019 que institui o Dia Municipal de Conscientização do Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) Município de Boituva e dá outras providências.

Na passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em 2019, Tiago iniciou uma série de capacitações sobre o tema.

O vereador buscou se orientar com uma série de especialista no tema e ouviu de educadores e legisladores a necessidade de ir além da elaboração de legislação específica sobre o tema nas cidades.

Por força disso, Tiago tratou de apresentar matéria para que fosse criado um dia para que que anualmente a população possa conhecer de fato o universo das pessoas que vivem com o TEA.

Para completar os esforços para a construção de uma política mais eficaz sobre o tema, o parlamentar buscou garantir por força de Lei, uma mudança na maneira como vinha sendo trabalhado nos polos educacionais a questão do autismo.
Além do poder público, a intenção é de criar no âmbito privado, um ambiente de integração e inclusão por meio da educação, afirma Tiago.

“Fiz essa proposição em decorrência de ter sido procurado por pais e mães interessados na matéria. É algo simples, singelo, mas que faz uma diferença enorme na qualidade de vida dos responsáveis, pais, mães e das crianças que convivem com o TEA”, finaliza Tiago.

Os dois projetos agora vão para a sanção do Prefeito para sua aplicação.




Publicado em: 28 de janeiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


07 de julho de 2025

JULHO VERDE: Conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço.

JULHO VERDE: Conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço.   O Julho Verde é uma campanha de abrangência nacional que visa alertar a população sobre os fatores de risco, os sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce do câncer que acomete regiões como a boca, laringe, faringe, garganta e pescoço.   Estima-se que, anualmente, mais de 40 mil novos casos sejam registrados no país. Os principais f...

03 de julho de 2025

1ª CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MENINAS E MULHERES

1ª CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MENINAS E MULHERES   No dia 2 de agosto de 2025, às 9h, Boituva realiza a 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres, abrindo oficialmente o Agosto Lilás no município.   A concentração acontece a partir das 8h30, na Praça Santa Cruz, com destino à Praça da Matriz, onde haverá homenagem às vítimas de feminicídio e falas de organizadoras e apoiadores....

03 de julho de 2025

VIATURA DO SAMU E PROJETO DO CENTRO ESPORTIVO

VIATURA DO SAMU E PROJETO DO CENTRO ESPORTIVO   Em agenda institucional nesta quarta-feira (02), o presidente da Câmara de Boituva, Lucas Mateos, e o vereador Márcio da Farmácia estiveram em reunião no Ministério da Saúde para solicitar informações sobre a entrega da segunda viatura do SAMU, já conquistada pelo município.   A comitiva foi recebida por Humberto Tobé, supervisor do gabinete do ministro Alexandre...

01 de julho de 2025

HAROLDO BARBOSA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO DE BOITUVA EM COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA

HAROLDO BARBOSA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO DE BOITUVA EM COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICANa sessão ordinária desta segunda-feira (30), o vereador Haroldo Barbosa apresentou requerimento solicitando ao Executivo Municipal informações sobre a participação de Boituva no Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê, bem como sobre a gestão e aplicação de recursos vinculados à entidade.No documento, o parlamentar...