×



APROVADA A LEI QUE TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE LINGUAGEM SIMPLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA



APROVADA A LEI QUE TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE LINGUAGEM SIMPLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Uma lei federal recém-aprovada determina que todos os órgãos públicos do país passem a usar linguagem simples em documentos, comunicados, formulários e orientações ao cidadão.

A regra vale para os três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — em âmbito federal, estadual, distrital e municipal.

A ideia é garantir que qualquer pessoa consiga entender, encontrar e utilizar as informações oficiais sem precisar decifrar termos técnicos ou enfrentar o velho burocratês.

Na prática, a lei torna mais claros textos como notificações, editais, orientações de serviços, comunicados internos e documentos que impactam diretamente a vida do cidadão.

É uma mudança que aproxima o poder público das pessoas, tornando a comunicação mais humana, acessível e eficiente.

Embora a lei não trate especificamente de tecnologia, aqui na Câmara Municipal de Boituva a inovação já faz parte do dia a dia.

Além da adoção da linguagem simples, a Casa conta com ferramentas e recursos de inteligência artificial para padronizar a correção de documentos, software para otimizar o trabalho administrativo, além da gestão do processo legislativo.

Todos os serviços estão à disposição do cidadão a um clique, por meio do sistema 1Doc, plataforma digital que organiza o fluxo de documentos, permite o envio de solicitações on-line, acompanha protocolos em tempo real e elimina a necessidade de papel. Isso significa mais economia, mais agilidade e mais sustentabilidade.

A transformação é dupla: de um lado, a lei federal garante comunicação clara; de outro, Boituva reforça sua modernização com procedimentos praticamente todos digitais, atendimento mais rápido e acesso facilitado às informações públicas.

É o serviço público ficando mais transparente, simples e conectado com a população.




Publicado em: 19 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


24 de janeiro de 2026

NOVA ESCOLA NO JARDIM FACULDADE É INAUGURADA

NOVA ESCOLA NO JARDIM FACULDADE É INAUGURADA   Neste sábado (24), a Prefeitura de Boituva inaugurou o Centro de Educação Infantil “Dóris Regina Holtz”, no Jardim Faculdade, ampliando a rede municipal de educação infantil.   A nova unidade escolar conta com mais de 800 metros quadrados de área construída, sete salas de aula, berçário e estrutura adequada para atender aproximadamente 150 crianças, com idades entre quatro...

23 de janeiro de 2026

OPERAÇÃO SILÊNCIO

OPERAÇÃO SILÊNCIO   Nesta sexta-feira (23), início do final de semana, a Guarda Civil Municipal de Boituva apreendeu três bicicletas motorizadas no bairro Água Branca, após denúncias feitas por moradores da região.   As abordagens ocorreram no contexto da Operação Silêncio, que tem caráter permanente e segue sendo realizada em todos os bairros do município, com foco na coibição de escapamentos irregulares, veículos fora...

23 de janeiro de 2026

CÂMARA ACOMPANHA NOVA CRISE NA FUNDAÇÃO QUE ADMINISTRA O HOSPITAL SÃO LUIZ

CÂMARA ACOMPANHA NOVA CRISE NA FUNDAÇÃO QUE ADMINISTRA O HOSPITAL SÃO LUIZ   Saiu nesta quinta-feira (22) a informação de que a diretoria recém-empossada da fundação responsável pela administração do Hospital São Luiz deixou seus cargos, indicando mais um momento de instabilidade na gestão da entidade.   O Hospital São Luiz é uma instituição filantrópica e tem o Município de Boituva como seu principal parceiro, recebend...

21 de janeiro de 2026

DIA 21 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

DIA 21 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA   Neste dia, reforçamos que respeitar diferentes crenças é reconhecer que a diversidade também nos une.   A liberdade religiosa é um direito fundamental garantido a todas as pessoas e deve ser exercida com respeito, empatia e responsabilidade. Cada crença, tradição ou manifestação de fé faz parte da identidade de cada um e merece ser respeitada.   Co...