CÂMARA APROVA LEI QUE OBRIGA COMUNICAÇÃO DE VIOLÊNCIA EM CONDOMÍNIOS DE BOITUVA
A Câmara Municipal de Boituva aprovou, na sessão desta segunda-feira (9), o Projeto de Lei nº 26/2025, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Lucas Mateos Pereira. A proposta estabelece que condomínios residenciais e loteamentos com acesso controlado no município devem comunicar às autoridades competentes casos de violência doméstica, familiar e maus-tratos identificados em suas dependências.
OBRIGAÇÕES DEFINIDAS POR LEI
O texto determina que síndicos, administradores ou representantes legais dos empreendimentos comuniquem ocorrências envolvendo mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e também casos de maus-tratos a animais, tanto em residências quanto nas áreas comuns. A comunicação deve ser feita imediatamente, nos casos em andamento, ou no prazo de até 24 horas, conforme previsto na legislação.
Moradores, inquilinos e condôminos também ficam obrigados a relatar ao responsável pelo condomínio qualquer situação de que tenham conhecimento.
DIVULGAÇÃO E PENALIDADES
Os condomínios deverão afixar cartazes ou placas em áreas comuns com informações sobre os canais oficiais de denúncia, como o 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher), 100 (Disque Direitos Humanos), além de órgãos locais como o Conselho Tutelar, Ministério Público e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O descumprimento da norma poderá resultar em advertência e, em caso de reincidência, aplicação de multa no valor de 200 UFMs (Unidades Fiscais do Município). Os valores arrecadados serão revertidos para programas municipais de proteção às vítimas de violência e de defesa dos animais.
PROTOCOLOS INTERNOS E MEDIDAS PROTETIVAS
A nova lei também faculta às vítimas de violência, munidas de medida protetiva, informar formalmente ao síndico ou administrador sobre as restrições impostas ao agressor. Os empreendimentos terão o prazo de 180 dias, a partir da publicação, para estabelecer protocolos que atendam às exigências da legislação.
DIÁLOGO COM REPRESENTANTES DA COMUNIDADE
Durante a tramitação da proposta, o vereador buscou ouvir representantes da sociedade civil sobre o tema. Entre as iniciativas, realizou reunião com Martina Simão, presidente do Conselho da Mulher, com o objetivo de compreender as preocupações levantadas por moradores e aprimorar o texto final da medida.
O projeto segue agora para sanção do Executivo.
Publicado em: 13 de junho de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
14 de julho de 2025
BOITUVA FAZ HISTÓRIA NO 67º JOGOS REGIONAIS Boituva encerrou sua participação no 67º Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, realizados em Itapetininga entre os dias 3 e 12 de julho, com a quarta colocação na classificação geral. A cidade somou 123 pontos, superando os 89 obtidos na edição anterior, quando também ficou em quarto lugar. O município ficou atrás de Sorocaba (328 pontos)...
14 de julho de 2025
HOSPITAL SÃO LUIZ DE BOITUVA INICIA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE CUPONS FISCAISA Fundação Luiz João Labronici, responsável pela administração do Hospital São Luiz de Boituva, iniciou a instalação de urnas para arrecadação de cupons fiscais em pontos comerciais do município. A iniciativa visa captar recursos por meio do programa Nota Fiscal Paulista, com apoio direto da população.Os primeiros pontos de coleta foram implantados...
14 de julho de 2025
VISITA | Nesta sexta-feira (11), esteve em visita ao Poder Legislativo Bruna Almeida da Silva, que foi homenageada pelo vereador e presidente Lucas Mateos Pereira com o Diploma de Jovem Inspiradora 2025.Por compromissos, Bruna não pôde comparecer à cerimônia de entrega dos diplomas, realizada na Câmara Municipal de Boituva no dia 25 de junho.Bruna veio pessoalmente nesta sexta-feira receber sua homenagem das mãos do Preside...
07 de julho de 2025
JULHO VERDE: Conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. O Julho Verde é uma campanha de abrangência nacional que visa alertar a população sobre os fatores de risco, os sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce do câncer que acomete regiões como a boca, laringe, faringe, garganta e pescoço. Estima-se que, anualmente, mais de 40 mil novos casos sejam registrados no país. Os principais f...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.10 | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.10