×



COBRANÇAS SOBRE PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO



COBRANÇAS SOBRE PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO
 
A perturbação do sossego segue crescendo em Boituva desde 2021 e tem sido frequentes discussões entre Câmara, autoridades e população sobre o tema. Em épocas de festas, férias e fins de semana, as queixas aumentam ainda mais.
 
A Lei Federal nº 3.688/1941 (Lei das Contravenções Penais) enquadra a perturbação do sossego como contravenção. Normas estaduais e ambientais reforçam a atuação local. Apesar de alterações na Lei Municipal, a fiscalização ainda enfrenta dificuldades — principalmente pela falta de fiscais. A Prefeitura tenta reduzir o problema com novo processo seletivo e com a ampliação do apoio da GCM.
 
AÇÕES E SUGESTÕES DA CÂMARA
A Câmara segue cobrando avanços e acolhendo sugestões da população, como:
• criação de canal exclusivo de denúncias;
• aquisição de novos medidores de ruído;
• mais agentes da GCM aptos a multar veículos com som alto;
• uso de drones;
• blitz em pontos de maior reclamação.
A Polícia Militar também pode ser acionada quando houver contravenção penal, e o Ministério Público tem sido provocado em casos de reincidência.
 
BICICLETAS E MOTOS ADULTERADAS
As reclamações por bicicletas e motos adulteradas também cresceram.
• Para as bicicletas motorizadas/elétricas, uma resolução do CONTRAN, válida a partir de janeiro de 2026, deve endurecer regras e apoiar municípios no combate aos abusos.
• Para motos com escapamento adulterado, a legislação já prevê punição, e a Câmara cobra fiscalização mais firme dos órgãos de trânsito e polícia.
 
OLHOS EM 2026
Com as festas de fim de ano e a temporada de férias, a urgência por ações mais eficazes aumenta. Em 2026, o tema deve permanecer como prioridade, com possíveis ajustes na lei municipal e reforço da fiscalização para proteger o sossego público.
 
📷: Agência Senado




Publicado em: 08 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


13 de fevereiro de 2026

OPERAÇÃO SILÊNCIO: GCM APREENDE DUAS BICICLETAS MOTORIZADAS NO BAIRRO SANTA CRUZ

OPERAÇÃO SILÊNCIO: GCM APREENDE DUAS BICICLETAS MOTORIZADAS NO BAIRRO SANTA CRUZ   Na tarde desta sexta-feira (13), a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou a apreensão de duas bicicletas motorizadas no bairro Santa Cruz, durante ação da Operação Silêncio.   O bairro é um dos que mais registraram reclamações relacionadas à perturbação do sossego, conforme dados da corporação. A fiscalização tem como objetivo coibir irreg...

13 de fevereiro de 2026

AUDIÊNCIA PÚBLICA NO DIA 24 DE FEVEREIRO

A Secretaria Municipal da Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Finanças realizará, no dia 24 de fevereiro (terça-feira), às 18h, a Audiência Pública de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais, referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2025 (3º quadrimestre de 2025).   A audiência acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Boituva e será aberta ao público. Também haverá transmissão ao viv...

12 de fevereiro de 2026

PROGRAMA ESCOLA NA CÂMARA APROXIMA ESTUDANTES DO PODER LEGISLATIVO

PROGRAMA ESCOLA NA CÂMARA APROXIMA ESTUDANTES DO PODER LEGISLATIVO   A #CâmaraBoituva, por meio da Escola do Legislativo, promove o Programa Escola na Câmara, iniciativa que abre as portas do Poder Legislativo para alunos de diferentes idades, das redes pública e particular de ensino.   Durante a visita, os estudantes conhecem de perto o funcionamento da Câmara Municipal de Boituva, compreendem o papel dos ver...

12 de fevereiro de 2026

CURSO DE AUXILIAR DE AÇOUGUE SERÁ REALIZADO EM BOITUVA

CURSO DE AUXILIAR DE AÇOUGUE SERÁ REALIZADO EM BOITUVA   O município de Boituva receberá, entre os dias 02 e 06 de março, o curso de Auxiliar de Açougue, oferecido pelo Sindicato dos Empregados no Comércio (SECOM), em parceria com o município e o Fundo Social de Solidariedade.   A realização da capacitação em Boituva ocorreu após pedido do vereador Márcio da Farmácia ao presidente do SECOM, Luciano, visando tr...