×



ESCOLA ESTADUAL DO JARDIM PARAÍSO OFICIALMENTE PASSA A SE CHAMAR PROFESSOR BENEDITO OLYMPIO LEITE (IPOJUCÃ)



 
A Escola Estadual do Jardim Paraíso passa oficialmente a se chamar Professor Benedito Olympio Leite (Prof. Ipojucã), conforme estabelece a Lei nº 18.444, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 15. A medida foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas na terça-feira (14), após aprovação do projeto na Assembleia Legislativa.
 
Educador respeitado, o Prof. Ipojucã construiu sólida trajetória na área da educação. 
 
Graduado nas áreas de Matemática, Ciências e Artes, iniciou sua carreira no magistério em 1968, lecionando em municípios da região. Em Boituva, passou a atuar a partir de 1980 na Escola Estadual Alferes Mário Pedro Vercellino, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 1997, exercendo também a função de assistente de direção.
 
Posteriormente, contribuiu para o fortalecimento da educação técnica no município ao assumir a direção do CETEB – Centro Educacional e Tecnológico de Boituva, instituição considerada embrião do que hoje é o campus do IFSP em Boituva.
 
A denominação da unidade escolar teve origem em solicitação do vereador Nelson Maciel de Góes (Nelson da Farmácia) ao deputado estadual Capitão Telhada, responsável pela apresentação do projeto aprovado na Assembleia Legislativa.
 
A legislação estadual que trata da denominação de prédios públicos exige a comprovação do apoio da comunidade à proposta. Para atender a essa exigência, foi realizado abaixo-assinado coordenado pelo parlamentar e por amigos do homenageado, entre eles o servidor público Rubens Deodato Rodrigues, além de outros colaboradores, reunindo cerca de mil assinaturas.
 
SERVIÇO PÚBLICO
 
Além da destacada atuação na educação, o Prof. Ipojucã teve papel relevante na vida pública municipal. 
 
Ao longo de mais de 35 anos de trabalho junto à Câmara Municipal de Boituva, destacou-se como articulador político respeitado e reconhecido conselheiro de administradores e lideranças públicas ao longo de décadas.
 
Também contribuiu com a administração municipal ao ocupar função de secretário no Poder Executivo, ampliando sua atuação no serviço público e colaborando com o desenvolvimento do município em diferentes áreas da gestão pública.
 
Natural de Boituva, o Prof. Ipojucã nasceu em 15 de abril de 1937 e faleceu em 24 de janeiro de 2017, deixando legado reconhecido pela dedicação à educação, ao serviço público e às instituições municipais.
 
📷: Rafael Kobota/CMB
Acervo Pessoal da família de Bendito Olympio Leite e Bernardo Moreira/CMB.







Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


23 de junho de 2026

INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA URBANA

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Jonatas Alves apresentou requerimentos e indicações voltados à infraestrutura urbana e à segurança no município.   Por meio do requerimento o parlamentar busca informações sobre a manutenção e substituição dos brinquedos da Praça Pedro Pinesi, atualmente quebrados e danificados. Também pede informações sobre conservação viária, manutenção de vegetação e medid...

23 de junho de 2026

THIAGO DO DÉCIO COBRA MANUTENÇÃO VIÁRIA E LIMPEZA EM PONTOS DO MUNICÍPIO

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Thiago do Décio apresentou indicações direcionadas à manutenção viária, à sinalização e à limpeza urbana em diferentes pontos do município.   Entre os pedidos, o parlamentar propõe estudos de viabilidade técnica e administrativa para o reparo e tamponamento de buraco na Rua Dirce Marques, no cruzamento com a Estrada Municipal Vicente Teles de Miranda, e para...

23 de junho de 2026

MARCIO DA FARMÁCIA PROPÕE CORREDOR CULTURAL E SEGURANÇA EM PASSAGEM ESCOLAR

  Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Marcio da Farmácia apresentou indicações voltadas à segurança no trânsito e ao turismo no município.   Por meio da indicação o parlamentar propõe ao Poder Executivo a instalação de obstáculos físicos na passagem de pedestres próxima à EMEI Profª Célia Lourdes Vercellino, com o objetivo de impedir o acesso de motocicletas e bicicletas ao local. Também suger...

23 de junho de 2026

AMPLIAÇÃO DE HORÁRIOS DA LINHA BOITUVA–SOROCABA

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Neto Frios apresentou requerimento para saber se há estudo técnico em andamento visando à ampliação da oferta de horários da linha intermunicipal Boituva–Sorocaba.   No documento, o parlamentar busca esclarecimentos sobre eventuais planos da administração municipal e das empresas responsáveis para atender à demanda dos usuários do transporte intermunicipal....