×



HOSPITAL AMARAL CARVALHO TERÁ ALA NA SANTA CASA DE ITU E PLANEJA NOVA UNIDADE DE R$ 250 MILHÕES NA CIDADE



HOSPITAL AMARAL CARVALHO TERÁ ALA NA SANTA CASA DE ITU E PLANEJA NOVA UNIDADE DE R$ 250 MILHÕES NA CIDADE
 
Na última terça-feira (14), o vereador de Boituva, Neto Frios, que atua como voluntário da Fundação Amaral Carvalho na região, acompanhou o diretor de expansão da instituição, Mário Auler, em compromissos realizados na cidade de Itu.
 
Durante a visita, o diretor de expansão esteve na Câmara Municipal de Itu, onde apresentou aos vereadores locais o andamento das obras do Serviço de Oncologia Amaral Carvalho, que está sendo instalado em uma ala da Santa Casa de Itu. A reunião também abordou os próximos passos da parceria entre a Fundação, a Prefeitura e a Santa Casa, que vai possibilitar o início dos atendimentos oncológicos na cidade já nos próximos anos.
 
O vereador Neto Frios participou do encontro a convite do diretor, após acompanhar a visita técnica realizada às futuras instalações da ala oncológica dentro da Santa Casa. O novo espaço, em fase de adequação, contará com estrutura voltada a diagnóstico, atendimento ambulatorial e quimioterapia, beneficiando pacientes de toda Região Metropolitana de Sorocaba.
 
Paralelamente ao projeto da Santa Casa, a Fundação Amaral Carvalho também avança com o planejamento da nova unidade hospitalar que será construída em Itu, nas proximidades do quilômetro 78 da Rodovia Castelo Branco. O terreno foi doado pelo Governo do Estado de São Paulo e abrigará um hospital de alta complexidade, com 44 mil metros quadrados de área construída, investimento estimado em R$ 250 milhões e previsão de 300 a 400 leitos.
 
Segundo Neto Frios, a expansão do Amaral Carvalho para a região representa um passo histórico.
 
“Esse projeto vai transformar o acesso ao tratamento oncológico. Hoje, muitos pacientes precisam viajar longas distâncias até Jaú. Com essa estrutura mais próxima, diminuímos o sofrimento, aumentamos as chances de continuidade no tratamento e melhoramos a qualidade de vida de quem enfrenta o câncer”, afirmou o vereador.
 
Com a previsão de entrega da ala da Santa Casa em 2026, e o avanço das tratativas para a construção da nova unidade hospitalar, Itu se consolida como um futuro polo regional de oncologia, integrando tecnologia, acolhimento e atendimento humanizado a milhares de pacientes do interior paulista.
 
Também estiveram presentes, os assessores Edilson Domingues (Neto Frios) e Anderson Gomes (Dr.Hernando).
 
Créditos das imagens:
 
- Área doada pelo estado para futuras instalações de hospital; Vistoria na ala da Santa Casa.
 
📷 Prefeitura da Estância Turística de Itu.
 
- Reunião no último mês na cidade de Boituva, dentro do Grupo Petrópolis.
 
📷 Gabinete do vereador Neto Frios




Publicado em: 15 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


16 de junho de 2026

CINESOLAR EXIBIRÁ CURTA PRODUZIDO POR ALUNOS DA EMEF PROFESSORA IRIS DE CASTRO AMADIO

  No próximo domingo (21), alunos da EMEF Professora Iris de Castro Amadio apresentarão ao público um curta-metragem produzido durante oficina realizada pela equipe do CineSolar.   A exibição integra a programação do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, que estará em Boituva com sessões gratuitas de cinema.   A programação começa às 18h30, com a exibição de curtas-metragens, seguida...

16 de junho de 2026

SOLENIDADE DE PUBLICIDADE DO PROTOCOLO ANTIRRACISTA SERÁ REALIZADA EM BOITUVA

A Comissão de Igualdade Racial da OAB – 214ª Subseção de Boituva/SP, em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Boituva/SP, realizará, no dia 25 de junho de 2026, às 18h30, no Espaço Cidadania da Câmara Municipal de Boituva, a Solenidade de Publicidade do Protocolo Antirracista, direcionado à Rede Municipal de Educação.     O ato tem como finalidade apresentar publicamente o Protocolo A...

15 de junho de 2026

15 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Respeito, cuidado e dignidade não têm idade.   Neste dia reforçamos a importância de combater todas as formas de violência, sejam elas físicas, psicológicas, financeiras, negligência ou abandono.   Valorizar quem ajudou a construir nossa sociedade é um dever de todos. A proteção e o respeito à pessoa idosa começam com a informação, a atenção e a denúncia de situações de violência.   Uma sociedade mais justa é aquela q...

15 de junho de 2026

COBRANÇA POR MAIS HORÁRIOS E AVANÇO PARA IDOSOS

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15), o vereador Jonatas Alves apresentou o Requerimento nº 488/2026, solicitando informações às empresas responsáveis pela operação da linha intermunicipal Boituva–Sorocaba sobre a manutenção, ampliação e adequação dos horários disponibilizados aos usuários. No documento, o parlamentar questiona a existência de estudos para ampliação da oferta de viagens nos dias úteis e aos...