Durante a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (28), a vereadora Laís Gianotti fez um pronunciamento firme cobrando mudanças imediatas no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Laís destacou a insatisfação generalizada da população com a qualidade do serviço, apontando falhas no diagnóstico, na prescrição de medicamentos e na realização de exames.
A vereadora alertou para a insegurança que hoje atinge as famílias, especialmente diante do aumento de casos de dengue. Segundo a parlamentar, muitas pessoas têm evitado buscar atendimento na UPA por medo da falta de assistência adequada. “A população vai em busca de ajuda e sai ainda mais insegura”, criticou.
Laís ainda ressaltou que, apesar dos esforços de alguns profissionais, o serviço prestado ainda é insuficiente, considerando o investimento público envolvido. A Santa Casa São Bernardo, empresa responsável pela administração da UPA, recebe mais de R$ 22 milhões anuais para a gestão do pronto atendimento. Para Laís, é necessário avaliar a substituição da empresa, diante da perda de credibilidade junto à população.
Por fim, a parlamentar também questionou o uso recorrente da justificativa de “conduta médica” para a ausência de exames e diagnósticos precisos. Laís cobrou explicações claras aos pacientes e defendeu que o serviço público de saúde funcione de forma igualitária, sem depender da intervenção de vereadores ou de outras autoridades.
Além disso, a vereadora reafirmou o apoio às investigações abertas para apurar possíveis negligências, incluindo a instauração de inquérito civil pelo Ministério Público, a criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal e a auditoria contratada pela Prefeitura.
Ao final da sessão, Laís Gianotti também apresentou um requerimento solicitando informações sobre as doações realizadas ao Hospital São Luiz por meio dos carnês de IPTU. Ela pediu a prestação de contas dos valores arrecadados e da aplicação desses recursos nos últimos cinco anos, reforçando o compromisso com a transparência na gestão pública.
Publicado em: 29 de abril de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
08 de janeiro de 2026
No sábado (17), acontece mais uma campanha de doação de sangue organizada pelo Rotary Club de Boituva-Sul, em parceria com o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, e com apoio da multinacional Schmersal.A coleta será realizada a partir das 7h30, nas dependências da Schmersal, e pode salvar muitas vidas: uma única doação de sangue é capaz de beneficiar até quatro pacientes.A ação é aberta a toda a comunidade. Para doar, é necessá...
28 de dezembro de 2025
Boituva possui leis em vigor que regulam a perturbação do sossego e o uso de fogos de artifício. Para que essas normas sejam aplicadas, é importante entender o que é infração e qual canal usar em cada situação. Este é um guia prático. SOM EXCESSIVO É considerado som excessivo todo ruído que: • ultrapassa os limites do imóvel de origem; • interfere no descanso ou na tranquilidade de terceiros; • ocorre em r...
28 de dezembro de 2025
Diante dos últimos acontecimentos envolvendo conjuntos habitacionais do município, a Câmara Municipal de Boituva informa que segue acompanhando, de forma contínua, demandas apresentadas por moradores relacionadas à infraestrutura, segurança e prestação de serviços públicos. Entre os casos acompanhados está o Condomínio Villagio das Oliveiras, conjunto habitacional entregue há anos, onde moradores voltaram a relatar difi...
28 de dezembro de 2025
A Sabesp emitiu alerta para todas as regiões do Estado de São Paulo devido ao aumento expressivo do consumo de água, provocado pela forte onda de calor que segue até o dia 31 de dezembro. Em algumas localidades, o consumo já está até 60% acima da média, o que pressiona os sistemas de abastecimento. Diante da situação crítica dos reservatórios em todo o Estado, algumas regiões já adotaram medidas emergenciais, como rodíz...
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.11 | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.11