×



PRÉDIO DA ETEC SERÁ ENTREGUE APÓS MAIS DE UMA DÉCADA DE ESPERA



PRÉDIO DA ETEC SERÁ ENTREGUE APÓS MAIS DE UMA DÉCADA DE ESPERA

A Câmara Municipal de Boituva informa que será entregue nesta sexta-feira, 25 de julho, o prédio definitivo da Escola Técnica Estadual (ETEC), localizado na Praça da Matriz. O ato integra a programação da Caravana 3D do Governo do Estado de São Paulo e contará com visita do governador às instalações.

A entrega do prédio encerra um processo iniciado há mais de uma década, quando foram implantadas classes descentralizadas no município. Desde então, diversas etapas técnicas e administrativas foram necessárias até a construção e conclusão de uma sede própria para o ensino técnico estadual.

Em 2015, foi firmado um convênio para instalação da unidade no prédio Pedro Cinti, que exigiu reformas estruturais e acabou tendo as obras paralisadas. Em 2022, um novo convênio permitiu a retomada dos trabalhos, resultando no edifício que agora está concluído e será oficialmente entregue à população. Durante todo esse período, a Câmara Municipal apresentou e acompanhou diversas proposituras relacionadas ao tema, desde a sugestão da implantação, passando pelas cobranças, ao longo dos períodos de paralisação da obra.

O novo prédio possui Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), é totalmente climatizado e foi projetado com infraestrutura moderna, estabelecendo um novo padrão para unidades educacionais na região. O espaço inclui ambientes preparados para laboratórios, acessibilidade plena e áreas de apoio administrativo e pedagógico, garantindo qualidade e segurança para alunos, professores e servidores.

As aulas que hoje funcionam de forma descentralizada serão transferidas para a nova sede, oferecendo aos estudantes melhores condições de aprendizado. Além disso, ainda neste ano será realizado o vestibulinho, ampliando as oportunidades de ingresso na educação técnica estadual.

A unidade terá inicialmente o curso de Administração e, a partir de 2026, ampliará sua grade com cursos como Técnico em Turismo Receptivo e Desenvolvimento de Sistemas Multiplataforma (AMS), modalidade articulada entre Ensino Médio e Superior. O prédio também foi concebido para, futuramente, operar de forma integrada com a rede de Faculdades de Tecnologia (FATEC), permitindo ao aluno uma transição mais fácil e contínua entre os níveis de formação.

Por iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a nova unidade deverá levar o nome do vereador Valdivino Antônio Marcusso, em reconhecimento à sua memória e contribuição para o município.

📷 Prefeitura de Boituva 







Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


24 de novembro de 2025

BOITUVA UNIDA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DIGITAL CONTRA MULHERES E MENINAS

BOITUVA UNIDA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DIGITAL CONTRA MULHERES E MENINAS   A Prefeitura de Boituva deu início, no dia 20 de novembro, a mais uma edição dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres”, que segue até 10 de dezembro. A iniciativa reafirma o compromisso do município com a promoção dos direitos das mulheres, o fortalecimento da proteção social e a prevenção de todas as formas de v...

21 de novembro de 2025

PARCERIAS PARA FORTALECER A SAÚDE EM BOITUVA

PARCERIAS PARA FORTALECER A SAÚDE EM BOITUVA   Na última semana, o vereador Márcio da Farmácia protocolou um requerimento à Reitoria da UNESP, buscando aproximar Boituva de uma das principais universidades públicas do estado. O objetivo é apresentar o potencial do município, suas necessidades e abrir portas para iniciativas de cooperação que possam ampliar e qualificar o atendimento em saúde.   A articulação p...

21 de novembro de 2025

O DESAFIO HÍDRICO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO

O DESAFIO HÍDRICO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO   Boituva depende quase totalmente do rio Sarapuí, já pressionado pela estiagem e pelo uso conjunto com Iperó e Tatuí.   Quando o manancial não atende a demanda, a empresa de abastecimento pode recorrer ao rio Sorocaba, cuja qualidade exige mais produtos químicos, eleva custos e pode alterar a coloração, odor e sabor da água.   Com o clim...

21 de novembro de 2025

GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRA EM DEBATE NO MUNICÍPIO

GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRA EM DEBATE NO MUNICÍPIO   A gestão dos resíduos da construção civil tem estado na pauta em Boituva. Atualmente, o município não conta com um local específico para receber esse tipo de material, e também não existe estrutura pública ou privada dedicada ao reaproveitamento desses resíduos.   Sem um ponto adequado, parte do entulho acaba sendo descartada em áreas verdes...