×



Programa Conecta SP



O vereador Anderson Martins e a vereadora Irani Marson participaram nesta terça-feira (16) do lançamento do programa Conecta SP no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista.

O ato marcou o envio por parte do Governo de São Paulo de um projeto de lei à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para padronizar a instalação de antenas em todos os municípios do estado, com o objetivo de garantir a estrutura da rede 5G de maneira uniforme.

De acordo com o governo, o Conecta SP vai dar apoio técnico para atualizar as leis locais e marcos regulatórios para implementação do 5G e do 4G, nas áreas que ainda têm dificuldade com esta banda. Caso seja aprovada a lei, caberá aos municípios aderirem às novas regulamentações.

5G

Nos dias 4 e 5 de novembro, foi realizado o leilão do 5G, que autorizou que o Brasil tenha a internet de quinta geração. Ao todo, nove empresas vão operar faixas do 5G, e o prazo de outorga — direito de exploração das faixas — será de até 20 anos. Em São Paulo, o 5G será operado pelas empresas Claro, Tim, Vivo, Winity Telecom, Secomtel, Algar Telecom e Neko.

Segundo o governador João Doria (PSDB) o Conecta SP prevê a implementação da infraestrutura necessária para que as 645 cidades consigam também ter acesso à internet 5G.

Na prática, o projeto de lei fixa parâmetros para cumprimento da Lei das Antenas, regras de licenciamento ambiental e investimentos necessários, para permitir que todos os municípios possam usufruir da nova tecnologia de forma igualitária. Isso porque uma das condições do próprio leilão do 5G é que as cidades que tenham leis atrasadas ficarão para trás na lista de implementação da nova tecnologia.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, explicou que estão sendo feitos estudos para identificar as regiões com menor acesso às redes de internet, para que elas sejam priorizadas. E que de imediato, serão investidos R$ 3 milhões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), “um núcleo de especialistas, para que eles possam dar esse apoio adicional às cidades”.

Gustavo Junqueira, presidente da Invest SP, disse que a ideia é que o estado de São Paulo tenha uma única legislação sobre o tema das antenas e da conectividade. “Óbvio que isso não pode ser imposto, o que encontramos como alternativa foi fazer um texto que dê esta uniformidade, e uma vez tendo este texto aprovado, a Invest SP vai trabalhar município a município para que eles aprovem este texto”, disse.

“Há sim uma vinculação a novos investimentos, a medida em que a gente tenha uma base única do estado pronta para receber as antenas, o estado faz seu papel de alocação de investimentos para que as empresas privadas possam operar nestas regiões”, detalhou.

Hoje, há 15 municípios com menos de 30 mil habitantes que não têm sequer conexão 4G, enquanto 339 pequenas localidades dentro de diversos municípios não têm nenhum sinal de conectividade. Além disso, há 21 trechos de estradas federais que passam por São Paulo que não têm cobertura 4G.

O estado tem uma antena para cada 1.700 habitantes. Em países como Estados Unidos e China, para efeitos de comparação, há uma antena para cada mil habitantes. A meta do governo paulista é triplicar o número de antenas existentes apenas para uniformizar o 4G. Para o 5G, estima que precisaria de cinco a 10 vezes mais antenas.




Publicado em: 19 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


24 de junho de 2026

DIPLOMA JOVEM INSPIRADOR 2026

A Câmara Municipal de Boituva realizou, na última terça-feira (23), a Sessão Solene de entrega dos Diplomas Jovem Inspirador/Inspiradora 2026.   A homenagem tem como objetivo reconhecer jovens que se destacaram ao longo do último ano em áreas como educação, inovação, cultura, empreendedorismo, esporte e outras iniciativas com impacto positivo na comunidade.   Compuseram a mesa oficial da cerimônia o Prefeito E...

23 de junho de 2026

INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA URBANA

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Jonatas Alves apresentou requerimentos e indicações voltados à infraestrutura urbana e à segurança no município.   Por meio do requerimento o parlamentar busca informações sobre a manutenção e substituição dos brinquedos da Praça Pedro Pinesi, atualmente quebrados e danificados. Também pede informações sobre conservação viária, manutenção de vegetação e medid...

23 de junho de 2026

THIAGO DO DÉCIO COBRA MANUTENÇÃO VIÁRIA E LIMPEZA EM PONTOS DO MUNICÍPIO

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Thiago do Décio apresentou indicações direcionadas à manutenção viária, à sinalização e à limpeza urbana em diferentes pontos do município.   Entre os pedidos, o parlamentar propõe estudos de viabilidade técnica e administrativa para o reparo e tamponamento de buraco na Rua Dirce Marques, no cruzamento com a Estrada Municipal Vicente Teles de Miranda, e para...

23 de junho de 2026

MARCIO DA FARMÁCIA PROPÕE CORREDOR CULTURAL E SEGURANÇA EM PASSAGEM ESCOLAR

  Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Marcio da Farmácia apresentou indicações voltadas à segurança no trânsito e ao turismo no município.   Por meio da indicação o parlamentar propõe ao Poder Executivo a instalação de obstáculos físicos na passagem de pedestres próxima à EMEI Profª Célia Lourdes Vercellino, com o objetivo de impedir o acesso de motocicletas e bicicletas ao local. Também suger...