×



Programa Conecta SP



O vereador Anderson Martins e a vereadora Irani Marson participaram nesta terça-feira (16) do lançamento do programa Conecta SP no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista.

O ato marcou o envio por parte do Governo de São Paulo de um projeto de lei à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para padronizar a instalação de antenas em todos os municípios do estado, com o objetivo de garantir a estrutura da rede 5G de maneira uniforme.

De acordo com o governo, o Conecta SP vai dar apoio técnico para atualizar as leis locais e marcos regulatórios para implementação do 5G e do 4G, nas áreas que ainda têm dificuldade com esta banda. Caso seja aprovada a lei, caberá aos municípios aderirem às novas regulamentações.

5G

Nos dias 4 e 5 de novembro, foi realizado o leilão do 5G, que autorizou que o Brasil tenha a internet de quinta geração. Ao todo, nove empresas vão operar faixas do 5G, e o prazo de outorga — direito de exploração das faixas — será de até 20 anos. Em São Paulo, o 5G será operado pelas empresas Claro, Tim, Vivo, Winity Telecom, Secomtel, Algar Telecom e Neko.

Segundo o governador João Doria (PSDB) o Conecta SP prevê a implementação da infraestrutura necessária para que as 645 cidades consigam também ter acesso à internet 5G.

Na prática, o projeto de lei fixa parâmetros para cumprimento da Lei das Antenas, regras de licenciamento ambiental e investimentos necessários, para permitir que todos os municípios possam usufruir da nova tecnologia de forma igualitária. Isso porque uma das condições do próprio leilão do 5G é que as cidades que tenham leis atrasadas ficarão para trás na lista de implementação da nova tecnologia.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, explicou que estão sendo feitos estudos para identificar as regiões com menor acesso às redes de internet, para que elas sejam priorizadas. E que de imediato, serão investidos R$ 3 milhões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), “um núcleo de especialistas, para que eles possam dar esse apoio adicional às cidades”.

Gustavo Junqueira, presidente da Invest SP, disse que a ideia é que o estado de São Paulo tenha uma única legislação sobre o tema das antenas e da conectividade. “Óbvio que isso não pode ser imposto, o que encontramos como alternativa foi fazer um texto que dê esta uniformidade, e uma vez tendo este texto aprovado, a Invest SP vai trabalhar município a município para que eles aprovem este texto”, disse.

“Há sim uma vinculação a novos investimentos, a medida em que a gente tenha uma base única do estado pronta para receber as antenas, o estado faz seu papel de alocação de investimentos para que as empresas privadas possam operar nestas regiões”, detalhou.

Hoje, há 15 municípios com menos de 30 mil habitantes que não têm sequer conexão 4G, enquanto 339 pequenas localidades dentro de diversos municípios não têm nenhum sinal de conectividade. Além disso, há 21 trechos de estradas federais que passam por São Paulo que não têm cobertura 4G.

O estado tem uma antena para cada 1.700 habitantes. Em países como Estados Unidos e China, para efeitos de comparação, há uma antena para cada mil habitantes. A meta do governo paulista é triplicar o número de antenas existentes apenas para uniformizar o 4G. Para o 5G, estima que precisaria de cinco a 10 vezes mais antenas.




Publicado em: 19 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


02 de dezembro de 2021

Ato solene pelo centenário do Grupão

Na última sexta-feira (26) a Câmara Municipal de Boituva realizou ato solene por conta do centenário da escola Coronel José Campos de Arruda Botelho - o Grupão. Por iniciativa do Presidente da Câmara, vereador Joelmir Pereira Camargo - Uca, foram entregues pelas vereadoras Irani Marson, Pastora Sandra Alves, Cecília Pacheco e pelo vereador Antônio Neto, uma Moção de Aplausos a professores e servidores da escola. O ato aind...

29 de novembro de 2021

Conexidades

O vice-presidente da Câmara Municipal de Boituva, vereador Anderson Martins (MDB) esteve presente nesta sexta-feira (26), do Conexidades, evento organizado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Municípios. Crise Hídrica, ações de contenção ao vírus da COVID, retomada dos empregos e prevenção à corrupção foram alguns dos te...

29 de novembro de 2021

Pastora Sandra ouve representantes do Vida Nova sobre taxa de condomínio

A vereadora Pastora Sandra Alves (PSDB) esteve reunida com representantes da empresa que administra as unidades do Residencial Vida Nova I e II e síndicos nesta sexta-feira (26). A motivação do encontro foi para que fossem dados esclarecimentos acerca de informações que teriam circulado em redes sociais a respeito de mudanças na taxa de manutenção do condomínio. Sandra explica que a intenção de promover o encontro entre a...

26 de novembro de 2021

Câmara aprova projeto do executivo para permitir a liberação de obras embargadas

O plenário da Câmara Municipal de Boituva aprovou de forma unânime o projeto de lei n° 028/2021 de autoria do Poder Executivo que concede autorização administrativa para continuidade da execução de construções localizadas em parcelamentos irregulares que estão em áreas de regularização fundiária. Na prática o projeto aprovado pelos parlamentares boituvenses autoriza que proprietários de lotes que estão em áreas considerada...