×



Ato solene pelo centenário do Grupão



Na última sexta-feira (26) a Câmara Municipal de Boituva realizou ato solene por conta do centenário da escola Coronel José Campos de Arruda Botelho - o Grupão.

Por iniciativa do Presidente da Câmara, vereador Joelmir Pereira Camargo - Uca, foram entregues pelas vereadoras Irani Marson, Pastora Sandra Alves, Cecília Pacheco e pelo vereador Antônio Neto, uma Moção de Aplausos a professores e servidores da escola. O ato ainda homenageou antigos educadores do Grupão e lembrou da relevância de suas atuações em favor da educação no município.

A diretora Walkiria Melaré e educadores foram representantes da unidade escolar na solenidade que também teve a presença da vice prefeita Dra. Ana Paula Peres e da secretária municipal de Educação, Sueli Húngaro.

GRUPÃO

No ano de 1920, João Domingos Barretos e sua esposa doam um terreno para que nele fosse construído uma escola para abrigar um grupo escolar, visto o crescimento da demanda, porém antes da construção derradeira, o grupo escolar funcionou por 35 anos na Rua Dr. Fernando Costa em casa cedida pela Família Vercelino para este fim.

Em 15/12/1920, a escola foi instalada e começava suas atividades em sua atual sede na Rua São João.

Com nome de “Escolas Reunidas de Boituva”, funcionava na época com 06 classes de 1ª à 4ª séries, no período das 11:00 às 16:00 horas, ainda subordinada ao 83º Distrito Escolar de Porto Feliz.

Posteriormente, pelo decreto nº. 5.335/32, passou a chamar-se Grupo Escolar de Boituva.

Em 15/01/47 teve a sua denominação mudada para Grupo Escolar “Cel. José Campos de Arruda Botelho” em homenagem ao benfeitor que gentilmente cedeu o espaço para o início de seu funcionamento.

Finalmente, por resolução SE de 23, publicado em 24/01/76, a escola passou a denominar-se EEPG. “Cel. José Campos de Arruda Botelho”, quando então, passou a ministrar o ensino de 1ª à 8ª série do 1º Grau.

Por Resolução SE 49, publicado em 24/02/90, foi autorizada a instalação e funcionamento do Curso de Suplência II, passando a escola a ministrar e ensino supletivo de 1º grau.

Através da resolução SE 36/95, de 15/02/95, publicada a 16/02/95, foi transformada em EEPSG, com instalação de Ensino de 2º Grau nos termos do Inciso III, Artigo 7º da Deliberação CEE 29/82.

Conforme Resolução SE 37/96, de 24/04/94, publicada no D.O.E. de 25/04/96, a escola foi reestruturada, transformando-se em EEPG.“Cel. José Campos de Arruda Botelho”.

Em virtude de municipalização do ensino dada conforme Lei 3535 de 29 de março de 1.997, passou a denominar-se EMEF “Coronel José Campos de Arruda Botelho”.

Com educadores sempre lembrados por sua contribuição a formação escolar de inúmeras gerações de boituvenses como os já saudosos Cezidio Primo e José da Conceição Holtz - Zelito, o Grupão tem mantido sua função de ser base de transformação e conhecimento, seja através do ensino fundamental passando pela formação de jovens e adultos (EJA) e também sendo sede de formação superior por meio da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.




Publicado em: 02 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


24 de novembro de 2025

BOITUVA UNIDA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DIGITAL CONTRA MULHERES E MENINAS

BOITUVA UNIDA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DIGITAL CONTRA MULHERES E MENINAS   A Prefeitura de Boituva deu início, no dia 20 de novembro, a mais uma edição dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres”, que segue até 10 de dezembro. A iniciativa reafirma o compromisso do município com a promoção dos direitos das mulheres, o fortalecimento da proteção social e a prevenção de todas as formas de v...

21 de novembro de 2025

PARCERIAS PARA FORTALECER A SAÚDE EM BOITUVA

PARCERIAS PARA FORTALECER A SAÚDE EM BOITUVA   Na última semana, o vereador Márcio da Farmácia protocolou um requerimento à Reitoria da UNESP, buscando aproximar Boituva de uma das principais universidades públicas do estado. O objetivo é apresentar o potencial do município, suas necessidades e abrir portas para iniciativas de cooperação que possam ampliar e qualificar o atendimento em saúde.   A articulação p...

21 de novembro de 2025

O DESAFIO HÍDRICO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO

O DESAFIO HÍDRICO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO   Boituva depende quase totalmente do rio Sarapuí, já pressionado pela estiagem e pelo uso conjunto com Iperó e Tatuí.   Quando o manancial não atende a demanda, a empresa de abastecimento pode recorrer ao rio Sorocaba, cuja qualidade exige mais produtos químicos, eleva custos e pode alterar a coloração, odor e sabor da água.   Com o clim...

21 de novembro de 2025

GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRA EM DEBATE NO MUNICÍPIO

GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRA EM DEBATE NO MUNICÍPIO   A gestão dos resíduos da construção civil tem estado na pauta em Boituva. Atualmente, o município não conta com um local específico para receber esse tipo de material, e também não existe estrutura pública ou privada dedicada ao reaproveitamento desses resíduos.   Sem um ponto adequado, parte do entulho acaba sendo descartada em áreas verdes...