Na última sexta-feira (26) a Câmara Municipal de Boituva realizou ato solene por conta do centenário da escola Coronel José Campos de Arruda Botelho - o Grupão.
Por iniciativa do Presidente da Câmara, vereador Joelmir Pereira Camargo - Uca, foram entregues pelas vereadoras Irani Marson, Pastora Sandra Alves, Cecília Pacheco e pelo vereador Antônio Neto, uma Moção de Aplausos a professores e servidores da escola. O ato ainda homenageou antigos educadores do Grupão e lembrou da relevância de suas atuações em favor da educação no município.
A diretora Walkiria Melaré e educadores foram representantes da unidade escolar na solenidade que também teve a presença da vice prefeita Dra. Ana Paula Peres e da secretária municipal de Educação, Sueli Húngaro.
GRUPÃO
No ano de 1920, João Domingos Barretos e sua esposa doam um terreno para que nele fosse construído uma escola para abrigar um grupo escolar, visto o crescimento da demanda, porém antes da construção derradeira, o grupo escolar funcionou por 35 anos na Rua Dr. Fernando Costa em casa cedida pela Família Vercelino para este fim.
Em 15/12/1920, a escola foi instalada e começava suas atividades em sua atual sede na Rua São João.
Com nome de “Escolas Reunidas de Boituva”, funcionava na época com 06 classes de 1ª à 4ª séries, no período das 11:00 às 16:00 horas, ainda subordinada ao 83º Distrito Escolar de Porto Feliz.
Posteriormente, pelo decreto nº. 5.335/32, passou a chamar-se Grupo Escolar de Boituva.
Em 15/01/47 teve a sua denominação mudada para Grupo Escolar “Cel. José Campos de Arruda Botelho” em homenagem ao benfeitor que gentilmente cedeu o espaço para o início de seu funcionamento.
Finalmente, por resolução SE de 23, publicado em 24/01/76, a escola passou a denominar-se EEPG. “Cel. José Campos de Arruda Botelho”, quando então, passou a ministrar o ensino de 1ª à 8ª série do 1º Grau.
Por Resolução SE 49, publicado em 24/02/90, foi autorizada a instalação e funcionamento do Curso de Suplência II, passando a escola a ministrar e ensino supletivo de 1º grau.
Através da resolução SE 36/95, de 15/02/95, publicada a 16/02/95, foi transformada em EEPSG, com instalação de Ensino de 2º Grau nos termos do Inciso III, Artigo 7º da Deliberação CEE 29/82.
Conforme Resolução SE 37/96, de 24/04/94, publicada no D.O.E. de 25/04/96, a escola foi reestruturada, transformando-se em EEPG.“Cel. José Campos de Arruda Botelho”.
Em virtude de municipalização do ensino dada conforme Lei 3535 de 29 de março de 1.997, passou a denominar-se EMEF “Coronel José Campos de Arruda Botelho”.
Com educadores sempre lembrados por sua contribuição a formação escolar de inúmeras gerações de boituvenses como os já saudosos Cezidio Primo e José da Conceição Holtz - Zelito, o Grupão tem mantido sua função de ser base de transformação e conhecimento, seja através do ensino fundamental passando pela formação de jovens e adultos (EJA) e também sendo sede de formação superior por meio da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Publicado em: 02 de dezembro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
24 de janeiro de 2026
NOVA ESCOLA NO JARDIM FACULDADE É INAUGURADA Neste sábado (24), a Prefeitura de Boituva inaugurou o Centro de Educação Infantil “Dóris Regina Holtz”, no Jardim Faculdade, ampliando a rede municipal de educação infantil. A nova unidade escolar conta com mais de 800 metros quadrados de área construída, sete salas de aula, berçário e estrutura adequada para atender aproximadamente 150 crianças, com idades entre quatro...
23 de janeiro de 2026
OPERAÇÃO SILÊNCIO Nesta sexta-feira (23), início do final de semana, a Guarda Civil Municipal de Boituva apreendeu três bicicletas motorizadas no bairro Água Branca, após denúncias feitas por moradores da região. As abordagens ocorreram no contexto da Operação Silêncio, que tem caráter permanente e segue sendo realizada em todos os bairros do município, com foco na coibição de escapamentos irregulares, veículos fora...
23 de janeiro de 2026
CÂMARA ACOMPANHA NOVA CRISE NA FUNDAÇÃO QUE ADMINISTRA O HOSPITAL SÃO LUIZ Saiu nesta quinta-feira (22) a informação de que a diretoria recém-empossada da fundação responsável pela administração do Hospital São Luiz deixou seus cargos, indicando mais um momento de instabilidade na gestão da entidade. O Hospital São Luiz é uma instituição filantrópica e tem o Município de Boituva como seu principal parceiro, recebend...
21 de janeiro de 2026
DIA 21 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA Neste dia, reforçamos que respeitar diferentes crenças é reconhecer que a diversidade também nos une. A liberdade religiosa é um direito fundamental garantido a todas as pessoas e deve ser exercida com respeito, empatia e responsabilidade. Cada crença, tradição ou manifestação de fé faz parte da identidade de cada um e merece ser respeitada. Co...
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.11 | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.11