×



Tiago apresenta Projeto que pretende exigir capacitação de vereadores eleitos

O Selo Excelência Política foi apresentado durante o 63º Congresso dos Municípios e foi destaque entre os 645 municípios participantes

O vereador da Câmara Municipal de Boituva, Tiago de Castro Souza (PV), apresentou nesta sexta-feira (18) no 63º Congresso dos Municípios na cidade de Campos do Jordão (SP) o projeto que cria o “Selo Excelência Política”.

O projeto inovador visa obrigar que cada representante eleito para ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Boituva possa passar por uma capacitação nas áreas de Gestão Pública; Orçamento Público e Finanças; Direito Constitucional e Direito Administrativo; Ciência Política; Direitos Humanos; e Meio Ambiente, Sustentabilidade e Urbanismo.

Os Vereadores que aderirem ao projeto e completarem o ciclo de capacitação poderão utilizar o selo “Excelência Política” em suas proposições, memorandos, ofícios e demais documentos oficiais.

O ciclo de capacitação proposto pelo parlamentar é de no mínimo 80 (oitenta) horas-aulas presenciais e para realizar a capacitação dos vereadores e servidores públicos, a Câmara Municipal de Boituva deverá firmar parcerias com pessoas jurídicas de direito público ou privado, bem como Escolas do Legislativo, institutos de pesquisa e outras Câmaras Municipais sendo preferencialmente, com instituições públicas e do terceiro setor.

Os servidores também poderão participar do ciclo de capacitação,desde que com autorização prévia da Mesa Diretora.

O selo “Excelência Política” é um reconhecimento ao esforço do vereador, independentemente de sua formação acadêmica e profissional, em se capacitar para o exercício de seu papel constitucional com independência, zelo e proficiência, afirma Tiago que teve seu projeto aclamado pelos participantes do Congresso dos Municípios, evento mais tradicional do Poder Público Paulista e que reúne representantes de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo.

O selo “Excelência Política” será válido por uma legislatura. Os vereadores que eventualmente se reelejam deverão passar por novo ciclo de capacitação.




Publicado em: 18 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


01 de fevereiro de 2026

FEVEREIRO ROXO E LARANJA

FEVEREIRO ROXO E LARANJA   Um mês dedicado à conscientização sobre o Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia.   Conscientizar é também combater a desinformação, o preconceito e o diagnóstico tardio. Ao falar sobre saúde, promovemos empatia, acolhimento e responsabilidade coletiva, fortalecendo o cuidado com o bem-estar de todos.   Informação, prevenção e cuidado caminham juntos.   Conscientizar também é cuidar.

30 de janeiro de 2026

398 PESSOAS PARTICIPARAM DE TREINAMENTOS NO ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA DE BOITUVA

398 PESSOAS PARTICIPARAM DE TREINAMENTOS NO ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA DE BOITUVA   Ao todo, 398 pessoas participaram de palestras, mentorias e treinamentos realizados no Espaço Cidadania da Câmara Municipal de Boituva, no período de 20 a 29 de janeiro, ao longo de oito dias de atividades, voltadas à capacitação técnica, orientação institucional e fortalecimento da gestão pública e do terceiro setor.   As atividades inc...

28 de janeiro de 2026

FUNDAÇÃO QUE ADMINISTRA O HOSPITAL DIVULGA CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

FUNDAÇÃO QUE ADMINISTRA O HOSPITAL DIVULGA CARTA ABERTA À POPULAÇÃO   Após a abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) na última segunda-feira (26), pela Câmara Municipal, para apurar denúncias sobre indícios de irregularidades na administração da Fundação Luiz João Labronici, entidade mantenedora do Hospital São Luiz de Boituva, representantes da própria fundação solicitaram a divulgação de uma carta aberta à popu...

28 de janeiro de 2026

❌ É FALSA a afirmação de que todos os contratos da Prefeitura passam pela Câmara Municipal.

❌  É FALSA a afirmação de que todos os contratos da Prefeitura passam pela Câmara Municipal.   Contratos administrativos são atos de gestão do Poder Executivo. É a Prefeitura quem licita, contrata, executa e fiscaliza esses contratos, conforme a lei.   À Câmara Municipal cabe fiscalizar, por meio de requerimentos, convocações, comissões e encaminhamentos aos órgãos de controle, não administrar contratos.   👉 Portanto...