×



Ato solene pelo centenário do Grupão



Na última sexta-feira (26) a Câmara Municipal de Boituva realizou ato solene por conta do centenário da escola Coronel José Campos de Arruda Botelho - o Grupão.

Por iniciativa do Presidente da Câmara, vereador Joelmir Pereira Camargo - Uca, foram entregues pelas vereadoras Irani Marson, Pastora Sandra Alves, Cecília Pacheco e pelo vereador Antônio Neto, uma Moção de Aplausos a professores e servidores da escola. O ato ainda homenageou antigos educadores do Grupão e lembrou da relevância de suas atuações em favor da educação no município.

A diretora Walkiria Melaré e educadores foram representantes da unidade escolar na solenidade que também teve a presença da vice prefeita Dra. Ana Paula Peres e da secretária municipal de Educação, Sueli Húngaro.

GRUPÃO

No ano de 1920, João Domingos Barretos e sua esposa doam um terreno para que nele fosse construído uma escola para abrigar um grupo escolar, visto o crescimento da demanda, porém antes da construção derradeira, o grupo escolar funcionou por 35 anos na Rua Dr. Fernando Costa em casa cedida pela Família Vercelino para este fim.

Em 15/12/1920, a escola foi instalada e começava suas atividades em sua atual sede na Rua São João.

Com nome de “Escolas Reunidas de Boituva”, funcionava na época com 06 classes de 1ª à 4ª séries, no período das 11:00 às 16:00 horas, ainda subordinada ao 83º Distrito Escolar de Porto Feliz.

Posteriormente, pelo decreto nº. 5.335/32, passou a chamar-se Grupo Escolar de Boituva.

Em 15/01/47 teve a sua denominação mudada para Grupo Escolar “Cel. José Campos de Arruda Botelho” em homenagem ao benfeitor que gentilmente cedeu o espaço para o início de seu funcionamento.

Finalmente, por resolução SE de 23, publicado em 24/01/76, a escola passou a denominar-se EEPG. “Cel. José Campos de Arruda Botelho”, quando então, passou a ministrar o ensino de 1ª à 8ª série do 1º Grau.

Por Resolução SE 49, publicado em 24/02/90, foi autorizada a instalação e funcionamento do Curso de Suplência II, passando a escola a ministrar e ensino supletivo de 1º grau.

Através da resolução SE 36/95, de 15/02/95, publicada a 16/02/95, foi transformada em EEPSG, com instalação de Ensino de 2º Grau nos termos do Inciso III, Artigo 7º da Deliberação CEE 29/82.

Conforme Resolução SE 37/96, de 24/04/94, publicada no D.O.E. de 25/04/96, a escola foi reestruturada, transformando-se em EEPG.“Cel. José Campos de Arruda Botelho”.

Em virtude de municipalização do ensino dada conforme Lei 3535 de 29 de março de 1.997, passou a denominar-se EMEF “Coronel José Campos de Arruda Botelho”.

Com educadores sempre lembrados por sua contribuição a formação escolar de inúmeras gerações de boituvenses como os já saudosos Cezidio Primo e José da Conceição Holtz - Zelito, o Grupão tem mantido sua função de ser base de transformação e conhecimento, seja através do ensino fundamental passando pela formação de jovens e adultos (EJA) e também sendo sede de formação superior por meio da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.




Publicado em: 02 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


10 de janeiro de 2022

Atendimento Presencial

Em virtude do crescente número de casos de Covid bem como outras doenças respiratórias como a gripe, pedimos que o atendimento presencial seja feito de maneira consciente. Portanto, estamos redobrando os procedimentos e cuidados sanitários. Entre em contato através dos números (15) 3363-9090 e 08000 109-745, ou pelo email camara@camaraboituva.sp.gov.br *com informações da Prefeitura Municipal de Boituva

25 de dezembro de 2021

Entrega de Títulos 2021

CLIQUE AQUI para conferir as imagens da solenidade de entrega dos seguintes títulos: - Comenda Empreendedor Prefeito Olímpio Andrade - Diploma Jovem Inspirador - Diploma Mulher Cidadã - Cidadão Boituvense - Honra ao Mérito - Policial Padrão A cerimônia ocorreu na sexta-feira (17) no Plenário da Câmara Municipal.

25 de dezembro de 2021

Entrega do Diploma Zumbi dos Palmares

CLIQUE AQUI para conferir as imagens da solenidade de entrega do Diploma Zumbi dos Palmares, ocorrida na quinta-feira (16).

25 de dezembro de 2021

Reeleita a mesa diretora para o ano de 2022

Na última sessão do ano ocorrida na segunda (13), foi reeleita a atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Boituva. O vereador Joelmir Pereira Camargo (Uca) foi escolhido por unanimidade pelos seus pares para conduzir novamente os trabalhos da Mesa Diretora para 2022 como presidente. Anderson Martins, também de forma unânime foi reconduzido ao cargo de vice-presidente bem como o vereador Lucas Mateos, reeleito para ocupa...