×



Ato solene pelo centenário do Grupão



Na última sexta-feira (26) a Câmara Municipal de Boituva realizou ato solene por conta do centenário da escola Coronel José Campos de Arruda Botelho - o Grupão.

Por iniciativa do Presidente da Câmara, vereador Joelmir Pereira Camargo - Uca, foram entregues pelas vereadoras Irani Marson, Pastora Sandra Alves, Cecília Pacheco e pelo vereador Antônio Neto, uma Moção de Aplausos a professores e servidores da escola. O ato ainda homenageou antigos educadores do Grupão e lembrou da relevância de suas atuações em favor da educação no município.

A diretora Walkiria Melaré e educadores foram representantes da unidade escolar na solenidade que também teve a presença da vice prefeita Dra. Ana Paula Peres e da secretária municipal de Educação, Sueli Húngaro.

GRUPÃO

No ano de 1920, João Domingos Barretos e sua esposa doam um terreno para que nele fosse construído uma escola para abrigar um grupo escolar, visto o crescimento da demanda, porém antes da construção derradeira, o grupo escolar funcionou por 35 anos na Rua Dr. Fernando Costa em casa cedida pela Família Vercelino para este fim.

Em 15/12/1920, a escola foi instalada e começava suas atividades em sua atual sede na Rua São João.

Com nome de “Escolas Reunidas de Boituva”, funcionava na época com 06 classes de 1ª à 4ª séries, no período das 11:00 às 16:00 horas, ainda subordinada ao 83º Distrito Escolar de Porto Feliz.

Posteriormente, pelo decreto nº. 5.335/32, passou a chamar-se Grupo Escolar de Boituva.

Em 15/01/47 teve a sua denominação mudada para Grupo Escolar “Cel. José Campos de Arruda Botelho” em homenagem ao benfeitor que gentilmente cedeu o espaço para o início de seu funcionamento.

Finalmente, por resolução SE de 23, publicado em 24/01/76, a escola passou a denominar-se EEPG. “Cel. José Campos de Arruda Botelho”, quando então, passou a ministrar o ensino de 1ª à 8ª série do 1º Grau.

Por Resolução SE 49, publicado em 24/02/90, foi autorizada a instalação e funcionamento do Curso de Suplência II, passando a escola a ministrar e ensino supletivo de 1º grau.

Através da resolução SE 36/95, de 15/02/95, publicada a 16/02/95, foi transformada em EEPSG, com instalação de Ensino de 2º Grau nos termos do Inciso III, Artigo 7º da Deliberação CEE 29/82.

Conforme Resolução SE 37/96, de 24/04/94, publicada no D.O.E. de 25/04/96, a escola foi reestruturada, transformando-se em EEPG.“Cel. José Campos de Arruda Botelho”.

Em virtude de municipalização do ensino dada conforme Lei 3535 de 29 de março de 1.997, passou a denominar-se EMEF “Coronel José Campos de Arruda Botelho”.

Com educadores sempre lembrados por sua contribuição a formação escolar de inúmeras gerações de boituvenses como os já saudosos Cezidio Primo e José da Conceição Holtz - Zelito, o Grupão tem mantido sua função de ser base de transformação e conhecimento, seja através do ensino fundamental passando pela formação de jovens e adultos (EJA) e também sendo sede de formação superior por meio da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.




Publicado em: 02 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


16 de abril de 2024

Expansão no atendimento a pacientes de dengue na ubs central

EXPANSÃO NO ATENDIMENTO A PACIENTES DE DENGUE NA UBS CENTRAL | o vereador presidente Anderson Martins, celebrou o anúncio do prefeito Edson Marcusso e da secretária de saúde, Dra.Ana Paula Sampaio, acerca da extensão do atendimento na UBS referência do tratamento da dengue.Anderson foi uma das vozes que se somaram aos especialistas, claros em afirmar que por conta do fluxo no hospital, era preciso centralizar um ponto de re...

16 de abril de 2024

Manutenção e zeladoria e homenagem em UBS

MANUTENÇÃO E ZELADORIA E HOMENAGEM EM UBS | o vereador Uca apresentou na última segunda-feira (15), propositura onde pede à prefeitura, ações com maquinário, visando a colocação de cascalho em pontos do bairro Jerivá.Uca cita como referência, as proximidades da Igreja Congregação Cristã do Brasil, e argumenta que o número de veículos que circulam pelo trecho, e tem dificuldades de transitar pelo local, justifica o pedido.O...

16 de abril de 2024

Escola e limpeza em cemitérios

ESCOLA E LIMPEZA EM CEMITÉRIOS | a vereadora Cecília Pacheco apresentou a última segunda-feira (15), requerimento cobrando informações da Secretaria da Educação,acerca da previsão para pintar o piso do pátio e refeitório da EMEIEF Professor João Pastre.A parlamentar destacou já ter feito outras solicitações para a unidade por conta do piso, e frisou que a questão não é só estetica, mas também aborda possíveis riscos à saúde...

16 de abril de 2024

Construção de passagem atrás e do paulistão e iluminação

CONSTRUÇÃO DE PASSAGEM ATRÁS DO PAULISTÃO E ILUMINAÇÃO | foram apresentados na última segunda-feira (15), as proposituras da vereadora Irani Marson, ausente da reunião ordinária em virtude de questões ligadas à saúde.Já na última sexta, a parlamentar já havia registrado requerimento questionando o Poder Executivo, sobre a existência de estudos para construção de uma passagem para pedestres, ligando a Rua Bruna Vercellino (s...