Na última sexta-feira (26) a Câmara Municipal de Boituva realizou ato solene por conta do centenário da escola Coronel José Campos de Arruda Botelho - o Grupão.
Por iniciativa do Presidente da Câmara, vereador Joelmir Pereira Camargo - Uca, foram entregues pelas vereadoras Irani Marson, Pastora Sandra Alves, Cecília Pacheco e pelo vereador Antônio Neto, uma Moção de Aplausos a professores e servidores da escola. O ato ainda homenageou antigos educadores do Grupão e lembrou da relevância de suas atuações em favor da educação no município.
A diretora Walkiria Melaré e educadores foram representantes da unidade escolar na solenidade que também teve a presença da vice prefeita Dra. Ana Paula Peres e da secretária municipal de Educação, Sueli Húngaro.
GRUPÃO
No ano de 1920, João Domingos Barretos e sua esposa doam um terreno para que nele fosse construído uma escola para abrigar um grupo escolar, visto o crescimento da demanda, porém antes da construção derradeira, o grupo escolar funcionou por 35 anos na Rua Dr. Fernando Costa em casa cedida pela Família Vercelino para este fim.
Em 15/12/1920, a escola foi instalada e começava suas atividades em sua atual sede na Rua São João.
Com nome de “Escolas Reunidas de Boituva”, funcionava na época com 06 classes de 1ª à 4ª séries, no período das 11:00 às 16:00 horas, ainda subordinada ao 83º Distrito Escolar de Porto Feliz.
Posteriormente, pelo decreto nº. 5.335/32, passou a chamar-se Grupo Escolar de Boituva.
Em 15/01/47 teve a sua denominação mudada para Grupo Escolar “Cel. José Campos de Arruda Botelho” em homenagem ao benfeitor que gentilmente cedeu o espaço para o início de seu funcionamento.
Finalmente, por resolução SE de 23, publicado em 24/01/76, a escola passou a denominar-se EEPG. “Cel. José Campos de Arruda Botelho”, quando então, passou a ministrar o ensino de 1ª à 8ª série do 1º Grau.
Por Resolução SE 49, publicado em 24/02/90, foi autorizada a instalação e funcionamento do Curso de Suplência II, passando a escola a ministrar e ensino supletivo de 1º grau.
Através da resolução SE 36/95, de 15/02/95, publicada a 16/02/95, foi transformada em EEPSG, com instalação de Ensino de 2º Grau nos termos do Inciso III, Artigo 7º da Deliberação CEE 29/82.
Conforme Resolução SE 37/96, de 24/04/94, publicada no D.O.E. de 25/04/96, a escola foi reestruturada, transformando-se em EEPG.“Cel. José Campos de Arruda Botelho”.
Em virtude de municipalização do ensino dada conforme Lei 3535 de 29 de março de 1.997, passou a denominar-se EMEF “Coronel José Campos de Arruda Botelho”.
Com educadores sempre lembrados por sua contribuição a formação escolar de inúmeras gerações de boituvenses como os já saudosos Cezidio Primo e José da Conceição Holtz - Zelito, o Grupão tem mantido sua função de ser base de transformação e conhecimento, seja através do ensino fundamental passando pela formação de jovens e adultos (EJA) e também sendo sede de formação superior por meio da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
Publicado em: 02 de dezembro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
16 de setembro de 2025
BOITUVANA 2025 E O IMPACTO NA ECONOMIA DA CIDADENa sessão desta segunda-feira (15), a vereadora Laís Gianotti utilizou a tribuna para registrar a realização da Boituvana 2025, evento que marcou o aniversário do município com programação religiosa, desfile cívico e o 36º Festival de Rodeio.Ela destacou as diferentes atividades que compuseram a festa, como os cultos e missas, além do desfile cívico organizado pelo secretário...
16 de setembro de 2025
VEREADOR DAL PEDE REVITALIZAÇÃO DE LOMBADAS, SINALIZAÇÃO E RECAPEAMENTO NO ESPLANADANa sessão desta segunda-feira (15), o vereador Dal apresentou indicações voltadas para melhorias na mobilidade urbana e segurança do trânsito em Boituva.O parlamentar solicitou estudo de viabilidade para a pintura e revitalização da lombada localizada na Avenida Alexandrina Bertoldi Vercelino, nº 174, além da manutenção da placa de sinalizaç...
16 de setembro de 2025
MÁRCIO DA FARMÁCIA PEDE ATENDIMENTO DA SABESP NO “SIMPLIFICA” E SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANANa sessão desta segunda-feira (15), o vereador Márcio da Farmácia apresentou requerimento para que a SABESP disponibilize atendimento direto no espaço “Simplifica”, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços da companhia.O parlamentar também indicou serviços de poda e roçagem em diferentes bairros da cidade.Entre os...
16 de setembro de 2025
VEREADORA CECÍLIA PACHECO PEDE INFORMAÇÕES SOBRE PATRULHA MARIA DA PENHA E RONDA ESCOLARNa sessão desta segunda-feira (15), a vereadora Cecília Pacheco apresentou requerimento à Secretaria de Segurança Pública pedindo informações sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha e da Ronda Escolar em Boituva.O pedido inclui dados sobre efetivo, viaturas disponíveis e a estrutura destinada a esses serviços.Além disso, Cecília apres...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.11 | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.11