×



RESSARCIMENTO POR DANOS ELÉTRICOS: CONFIRA AS REGRAS DA CPFL E SAIBA COMO SOLICITAR INDENIZAÇÃO



RESSARCIMENTO POR DANOS ELÉTRICOS: CONFIRA AS REGRAS DA CPFL E SAIBA COMO SOLICITAR INDENIZAÇÃO
 
Oscilações, quedas de energia e descargas elétricas podem causar a queima de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos nas residências. Nesses casos, os consumidores atendidos pela CPFL/RGE podem ter direito ao ressarcimento por danos elétricos, conforme normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
 
O ressarcimento é uma indenização paga quando fica comprovado que o dano ocorreu por falhas na rede elétrica de responsabilidade da concessionária. O processo segue critérios técnicos, prazos definidos e exige atenção do consumidor durante todas as etapas.
 
O QUE CARACTERIZA O DANO ELÉTRICO
Entre as principais causas de queima de equipamentos estão ligações em voltagem incorreta, descargas elétricas vindas da rede de energia, oscilações ou curtos-circuitos, além de problemas nas instalações internas do imóvel. O fim da vida útil do aparelho também pode provocar falhas, mas, nesse caso, não gera direito à indenização.
 
QUANDO A CPFL É RESPONSÁVEL
A CPFL/RGE assume a responsabilidade pelo ressarcimento quando o equipamento é danificado por problemas comprovados na rede elétrica sob sua concessão. A comprovação ocorre por meio de análise técnica e, em alguns casos, vistoria no local.
 
SITUAÇÕES EM QUE NÃO HÁ INDENIZAÇÃO
A concessionária não é obrigada a indenizar quando o defeito não tem origem elétrica, quando não há registro de falhas no sistema elétrico, quando o cliente impede a realização da vistoria agendada ou quando o equipamento está instalado em unidade atendida com tensão superior a 2,3 kV.
 
COMO SOLICITAR O RESSARCIMENTO
O consumidor deve entrar em contato com os canais oficiais da CPFL, informar a unidade consumidora, dados pessoais, endereço completo e a data e o horário aproximado do dano. Caso seja necessária vistoria, o cliente deve estar presente no local. O prazo para essa inspeção é de até 10 dias corridos.
 
PRAZOS DE RESPOSTA
Após a vistoria ou abertura do pedido, a CPFL responde em até 15 ou 30 dias, conforme o caso. O prazo pode ser suspenso se houver pendência de documentos ou informações adicionais por parte do cliente. A concessionária orienta que os dados cadastrais, especialmente telefone e e-mail, estejam atualizados para agilizar o processo.
 
COMO OCORRE O PAGAMENTO
Quando o pedido é aprovado, o ressarcimento ocorre em até 20 dias. A indenização pode ser feita por meio do conserto do equipamento, substituição por outro equivalente ou reembolso do valor do conserto ou de um equipamento novo.
 
HISTÓRICO DE INTERRUPÇÕES
Caso o consumidor precise de um relatório com o histórico de interrupções de energia, a solicitação pode ser feita pelos canais de atendimento da CPFL. O documento é disponibilizado em até 15 dias úteis.
 
COMO EVITAR PREJUÍZOS
Para reduzir o risco de danos, a concessionária recomenda a instalação de dispositivos de proteção contra surtos (DPS), retirar equipamentos da tomada durante tempestades, não remover o terceiro pino das tomadas e manter as instalações elétricas adequadas à norma NBR 5410.
 
Todos os procedimentos seguem a Resolução ANEEL nº 1000/2021 e o PRODIST – Módulo 9, que regulamentam os direitos e deveres de consumidores e concessionárias no setor elétrico.
* com informações da CPFL




Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


08 de fevereiro de 2026

BOITUVA TEM UNIVERSIDADE GRATUITA

  Você quer fazer uma faculdade gratuita, pública e de qualidade, sem sair de Boituva? Isso já é possível no município.   Boituva conta com polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), programa de ensino superior gratuito do Governo do Estado de São Paulo, que está com inscrições abertas para o Vestibular 2026.   A Univesp é a maior universidade pública virtual do país e oferece cursos de graduação na...

08 de fevereiro de 2026

BEBIDA E DIREÇÃO NÃO COMBINAM

  Na noite deste sábado (07), durante a Operação Silêncio, ação permanente da Guarda Civil Municipal (GCM), um motociclista foi flagrado em situação de embriaguez durante abordagem de rotina.   Além da infração por conduzir sob efeito de álcool, não havia condutor habilitado no local para retirada do veículo, o que resultou na apreensão da motocicleta.   Ao todo, foram elaborados três Autos de Infração de Trânsito (AIT...

07 de fevereiro de 2026

RECURSOS PARA A SAÚDE E QUESTÃO DO PRÉDIO DA DELEGACIA

    Nesta sexta-feira (06), o deputado estadual Agente Danilo Balas (PL) esteve em visita ao Paço Municipal de Boituva. Na ocasião, foi apresentada ao parlamentar a solicitação do vereador Márcio da Farmácia para a destinação de emendas parlamentares com o objetivo de contribuir para a redução da demanda reprimida por exames na rede pública de saúde.   Durante a reunião, o deputado se comprometeu, juntamente com o prefe...

07 de fevereiro de 2026

NOTA DE PESAR - Dona Iraide

  A Câmara Municipal de Boituva manifesta pesar pelo falecimento de Iraide Dal Bom Savassa, ocorrido na sexta-feira (06).   Nascida em 06 de abril de 1936, na cidade de Tietê, passou a residir em Boituva a partir de 1969, onde construiu sua trajetória familiar e comunitária ao lado de seu esposo, o saudoso Waldomiro Savassa.   Dedicou-se por aproximadamente 30 anos ao comércio local, atividade por meio da qual contribu...