×



RESSARCIMENTO POR DANOS ELÉTRICOS: CONFIRA AS REGRAS DA CPFL E SAIBA COMO SOLICITAR INDENIZAÇÃO



RESSARCIMENTO POR DANOS ELÉTRICOS: CONFIRA AS REGRAS DA CPFL E SAIBA COMO SOLICITAR INDENIZAÇÃO
 
Oscilações, quedas de energia e descargas elétricas podem causar a queima de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos nas residências. Nesses casos, os consumidores atendidos pela CPFL/RGE podem ter direito ao ressarcimento por danos elétricos, conforme normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
 
O ressarcimento é uma indenização paga quando fica comprovado que o dano ocorreu por falhas na rede elétrica de responsabilidade da concessionária. O processo segue critérios técnicos, prazos definidos e exige atenção do consumidor durante todas as etapas.
 
O QUE CARACTERIZA O DANO ELÉTRICO
Entre as principais causas de queima de equipamentos estão ligações em voltagem incorreta, descargas elétricas vindas da rede de energia, oscilações ou curtos-circuitos, além de problemas nas instalações internas do imóvel. O fim da vida útil do aparelho também pode provocar falhas, mas, nesse caso, não gera direito à indenização.
 
QUANDO A CPFL É RESPONSÁVEL
A CPFL/RGE assume a responsabilidade pelo ressarcimento quando o equipamento é danificado por problemas comprovados na rede elétrica sob sua concessão. A comprovação ocorre por meio de análise técnica e, em alguns casos, vistoria no local.
 
SITUAÇÕES EM QUE NÃO HÁ INDENIZAÇÃO
A concessionária não é obrigada a indenizar quando o defeito não tem origem elétrica, quando não há registro de falhas no sistema elétrico, quando o cliente impede a realização da vistoria agendada ou quando o equipamento está instalado em unidade atendida com tensão superior a 2,3 kV.
 
COMO SOLICITAR O RESSARCIMENTO
O consumidor deve entrar em contato com os canais oficiais da CPFL, informar a unidade consumidora, dados pessoais, endereço completo e a data e o horário aproximado do dano. Caso seja necessária vistoria, o cliente deve estar presente no local. O prazo para essa inspeção é de até 10 dias corridos.
 
PRAZOS DE RESPOSTA
Após a vistoria ou abertura do pedido, a CPFL responde em até 15 ou 30 dias, conforme o caso. O prazo pode ser suspenso se houver pendência de documentos ou informações adicionais por parte do cliente. A concessionária orienta que os dados cadastrais, especialmente telefone e e-mail, estejam atualizados para agilizar o processo.
 
COMO OCORRE O PAGAMENTO
Quando o pedido é aprovado, o ressarcimento ocorre em até 20 dias. A indenização pode ser feita por meio do conserto do equipamento, substituição por outro equivalente ou reembolso do valor do conserto ou de um equipamento novo.
 
HISTÓRICO DE INTERRUPÇÕES
Caso o consumidor precise de um relatório com o histórico de interrupções de energia, a solicitação pode ser feita pelos canais de atendimento da CPFL. O documento é disponibilizado em até 15 dias úteis.
 
COMO EVITAR PREJUÍZOS
Para reduzir o risco de danos, a concessionária recomenda a instalação de dispositivos de proteção contra surtos (DPS), retirar equipamentos da tomada durante tempestades, não remover o terceiro pino das tomadas e manter as instalações elétricas adequadas à norma NBR 5410.
 
Todos os procedimentos seguem a Resolução ANEEL nº 1000/2021 e o PRODIST – Módulo 9, que regulamentam os direitos e deveres de consumidores e concessionárias no setor elétrico.
* com informações da CPFL




Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


08 de janeiro de 2026

ROTARY CLUB DE BOITUVA-SUL REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM 17/01, NA SCHMERSAL

No sábado (17), acontece mais uma campanha de doação de sangue organizada pelo Rotary Club de Boituva-Sul, em parceria com o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, e com apoio da multinacional Schmersal.A coleta será realizada a partir das 7h30, nas dependências da Schmersal, e pode salvar muitas vidas: uma única doação de sangue é capaz de beneficiar até quatro pacientes.A ação é aberta a toda a comunidade. Para doar, é necessá...

28 de dezembro de 2025

COMO DENUNCIAR ABUSO DE SOM E FOGOS DE ARTIFÍCIO EM BOITUVA

Boituva possui leis em vigor que regulam a perturbação do sossego e o uso de fogos de artifício. Para que essas normas sejam aplicadas, é importante entender o que é infração e qual canal usar em cada situação.   Este é um guia prático.   SOM EXCESSIVO   É considerado som excessivo todo ruído que:   • ultrapassa os limites do imóvel de origem; • interfere no descanso ou na tranquilidade de terceiros; • ocorre em r...

28 de dezembro de 2025

CÂMARA ACOMPANHA DEMANDAS EM CONJUNTOS HABITACIONAIS DE BOITUVA

Diante dos últimos acontecimentos envolvendo conjuntos habitacionais do município, a Câmara Municipal de Boituva informa que segue acompanhando, de forma contínua, demandas apresentadas por moradores relacionadas à infraestrutura, segurança e prestação de serviços públicos.   Entre os casos acompanhados está o Condomínio Villagio das Oliveiras, conjunto habitacional entregue há anos, onde moradores voltaram a relatar difi...

28 de dezembro de 2025

ALERTA À POPULAÇÃO SOBRE CALOR, CHUVAS E USO DA ÁGUA

A Sabesp emitiu alerta para todas as regiões do Estado de São Paulo devido ao aumento expressivo do consumo de água, provocado pela forte onda de calor que segue até o dia 31 de dezembro. Em algumas localidades, o consumo já está até 60% acima da média, o que pressiona os sistemas de abastecimento.   Diante da situação crítica dos reservatórios em todo o Estado, algumas regiões já adotaram medidas emergenciais, como rodíz...