×



Tiago e Cecília entregam minuta de projeto para nova legislação sobre queimadas



O vereador Tiago de Castro Souza e a vereadora Maria Cecília Pacheco entregaram nas mãos do prefeito Edson Marcusso na manhã da última quinta-feira (24), a minuta do projeto da nova legislação sobre queimadas no município.

Os parlamentares elaboram o texto final após meses de intensas reuniões com entidades e representantes de setores como CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) neste ato representando por Wilson Diniz a Defesa Civil, representada na reunião por seu coordenador Ivanilson Barbosa.

Pelo texto fica proibida a realização de queimadas nas zonas urbanas e de expansão rural. Terrenos baldios e áreas de proteção ambiental também estão incluídos na lista dos locais onde a fiscalização deve atuar no sentido de coibir e punir os possíveis autores das queimadas.

As rodovias que estejam dentro do perímetro urbano também foram citadas como locais de proibição, bem como subestações de energia elétrica e os arredores onde estejam localizados componentes e equipamentos de telecomunicação.

O texto também especifica as penalidades previstas nesta Lei e que envolve o autor material ou mandante da queimada; o possuidor, a qualquer título, ou ocupante do imóvel ou área; o proprietário do terreno; além de qualquer pessoa física ou jurídica que, de qualquer forma venha a ocorrer para o início da propagação do fogo e/ou queimadas.

Na hipótese de ação/infração cometida por menor ou incapaz, responderão pelas penalidades de multa os pais ou responsáveis, nos termos da legislação civil.

A matéria ainda sugere que se o infrator cometer, simultânea ou isoladamente, duas ou mais infrações, ser-lhe-ão aplicadas, cumulativamente, as respectivas penalidades.

É considerado pelo texto, infração ambiental aquele que se utilizar do fogo como método facilitador de capinação e/ou limpeza de terrenos; incineração de lixos ou detritos e que provoque incêndio em matas, florestas e/ou demais tipos de vegetação nativa em qualquer estágio de desenvolvimento, localizadas ou não em áreas de preservação permanente e/ou áreas ambientalmente protegidas, no perímetro urbano, de expansão urbana e rural do município de Boituva.

As penalidades vão desde advertência, no caso em que a área atingida seja igual e/ou inferior a 0,5m² (meio metro quadrado) e em área superior a 0,5m² (meio metro quadrado), multa correspondente a área atingida pela queimada, com valores aplicados na seguinte proporção:

Área do terreno atingida (m2) Valor da multa

a) Até 70,00................................100 UFMS

b) 71,00 a 125,00........................150 UFMS

c) 126,00 a 250,00......................210 UFMS

d) 251,00 a 450.00......................270 UFMS

e) 451,00 a 700,00......................350 UFMS

f) 701,00 a 1000,00.....................450 UFMS

g) Acima de 1000,00...................650 UFMS

Não sendo possível a mensuração da área atingida, para aplicação da multa pode ser utilizado o valor proporcional correspondente a área total do imóvel.

No caso de reincidência, a multa seria dobrada.

Já em caso de infração primária, o Órgão Municipal Julgador competente poderia converter a penalidade em doação de mudas conforme a seguinte proporção:

Área do terreno atingida (m2) Quantidade de mudas para reflorestamento

a) Até 70,00................................15 mudas

b) 71,00 a 125,00........................18 mudas

c) 126,00 a 250,00......................20 mudas

d) 251,00 a 450.00......................25 mudas

e) 451,00 a 700,00......................30 mudas

f) 701,00 a 1000,00.....................50 mudas

g) Acima de 1000,00...................60 mudas

Os valores provenientes das multas poderão convertidos para o fundo municipal de meio ambiente, e os recursos poderão serem utilizados para aquisição de materiais e equipamentos de combate a Incêndios, campanhas educativas e prevenção de acidentes.

Agora o texto deve ser analisado pelo Executivo e posteriormente enviado para a Câmara para ser votado.

Também participou da reunião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Parques e Desenvolvimento Sustentável, Rodolfo Araújo e o representante do setor de meio ambiente da prefeitura, André Luis Cressi.




Publicado em: 02 de março de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


06 de maio de 2025

JAIR MIRANDA PROPÕE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NA ZONA RURAL E CURSOS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS

JAIR MIRANDA PROPÕE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NA ZONA RURAL E CURSOS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOSDurante a sessão da Câmara Municipal de Boituva, realizada na segunda-feira (05), o vereador Jair Miranda apresentou duas indicações com foco em saúde mental e inclusão digital.A primeira propõe a criação de um programa de atendimento psicológico e psiquiátrico nos postos de saúde localizados em áreas rurais.A iniciativa busca...

06 de maio de 2025

MELHORIAS NO TRANSPORTE DE PACIENTES PARA FORA DO MUNICÍPIO

MELHORIAS NO TRANSPORTE DE PACIENTES PARA FORA DO MUNICÍPIO   Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Boituva, realizada na segunda-feira (05), os vereadores Dal e Neto Frios apresentaram um requerimento conjunto direcionado ao Poder Executivo e à Secretaria Municipal de Saúde.   A solicitação busca esclarecimentos sobre a existência de estudos ou medidas em andamento para aprimorar o tra...

06 de maio de 2025

VEREADOR NELSON DA FARMÁCIA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE AS OBRAS DO HOSPITAL DA UNIMED EM BOITUVA

VEREADOR NELSON DA FARMÁCIA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE AS OBRAS DO HOSPITAL DA UNIMED EM BOITUVAFoi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Boituva, realizada na segunda-feira (05), requerimento de autoria do vereador Nelson da Farmácia que solicita ao Poder Executivo informações detalhadas sobre o andamento das obras do Hospital da Unimed, em construção no município.Apesar de não ter comparecido à sessão por mo...

06 de maio de 2025

JONATAS ALVES PEDE INFORMAÇÕES SOBRE CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS E APRESENTA DEMANDAS DE INFRAESTRUTURA

JONATAS ALVES PEDE INFORMAÇÕES SOBRE CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS E APRESENTA DEMANDAS DE INFRAESTRUTURAO vereador Jonatas Alves apresentou, na sessão ordinária desta segunda-feira (05), um requerimento à Secretaria Municipal de Saúde solicitando informações sobre o andamento da contratação dos 12 novos médicos anunciados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Policlínica de Boituva.O parlamentar questiona se já há uma prev...